9.4.Quadro orientador

Elemento-chave do objetivo: Conhecer as condições que possibilitam o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes O que eu preciso saber para entender esse elemento? Detalhamento Detalhamento refinado Métodos de pesquisa Instrumentos de pesquisa Fontes Etapas
Conhecer os agentes locais do território incluídos nos processos participativos 1.1 Identificar e qualificar as instâncias de participação voltadas a crianças e jovens Relação (lista) de instâncias de participação no território Tipo de instânica de participação (conselho, colegiado, fórum) Pesquisa documental na Internet e referências bibliográficas, contato telefônico para uma primeira identificação e entrevistas para completar e confirmar as informações previamente coletadas Lista pré concebida com os tipos de instâncias de participação que podem existir para referência Verificar fontes Etapa 2 e 4
Objeto da instância de participação (políticas de assistência social, representação estudantil, participação, etc.) Pesquisa documental na Internet e referências bibliográficas, contato telefônico para uma primeira identificação e entrevistas para completar e confirmar as informações previamente coletadas Lista pré concebida com os tipos de objetos de participação que podem existir para referência Verificar fontes Etapa 2 e 4
Tempo de existência da instância de participação Pesquisa documental na Internet e referências bibliográficas, contato telefônico para uma primeira identificação e entrevistas para completar e confirmar as informações previamente coletadas Não é necessário Verificar fontes Etapa 2 e 4
Áreas representadas na instância de participação (educação, saúde, assitência social, cultura, segurança, esporte). Pesquisa documental na Internet e referências bibliográficas, contato telefônico para uma primeira identificação e entrevistas para completar e confirmar as informações previamente coletadas Lista pré concebida com as áreas que possam estar representadas para referência Verificar fontes Etapa 2 e 4
Território de abrangência da instância (bairro, escola, nacional, etc.) Pesquisa documental na Internet e referências bibliográficas, contato telefônico para uma primeira identificação e entrevistas para completar e confirmar as informações previamente coletadas Não é necessário Verificar fontes Etapa 2 e 4
1.2 Identificar a qualidade da participação nas instâncias de participação voltadas a crianças e jovens Qualidade e envolvimento nas instâncias de participação Local dos encontros Entrevistas, análise de atas, observação Roteiro de entrevista e roteiro de observação Representante e participantes da instância de participação Etapa 4
Frequência dos encontros Entrevistas, análise de atas, observação Roteiro de entrevista e roteiro de observação Representante e participantes da instância de participação Etapa 4
Número de participantes Entrevistas, análise de atas, observação Roteiro de entrevista e roteiro de observação Representante e participantes da instância de participação Etapa 4
Composição geracional Entrevistas, análise de atas, observação Roteiro de entrevista e roteiro de observação Representante e participantes da instância de participação Etapa 4
Distribuição das falas (se existe alguém que centraliza, quem fala mais, etc.) Entrevistas, análise de atas, observação Roteiro de entrevista e roteiro de observação Representante e participantes da instância de participação Etapa 4
1.3 Identificar a integração interdisciplinar e intersertorial das instâncias de participação voltadas a crianças e jovens Representatividade dos distintos setores na instância de participação Composição interdisciplinar (área) e intersetorial (1, 2 3 setor), ou seja, número de oragnizações de cada área e de cada setor participantes Entrevistas, análise de atas, observação Roteiro de entrevista e roteiro de observação Representante e participantes da instância de participação Etapa 4
1.4 Identificar as estratégias de publicização de pautas e atas das instâncias de participação voltadas a crianças e jovens identificadas Formas de comunicação da instância(impressa, virtual, rádio, TV). Números de: produtos de comunicação realizados pela instância; reprodução destes; acessos (internet), distribuição (papel), audiência (rádio e TV). Entrevistas, análise de atas, observação Roteiro de entrevista e roteiro de observação Representante e participantes da instância de participação Etapa 4
Conhecer as condições das escolas para o desenvolvimento integral 2.1 Conhecer/realizar um perfil básico das escolas, seus estudantes e as famílias destes Níveis de ensino da escola Fundamental I, II, Ensino Médio (Supletivo, EJA, Técnico) Levantamento em base de dados Roteiro de como coletar os dados Portal da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, Cadastro da Secretaria Estadual de São Paulo, Data Escola Brasil Etapa 3
Turno escolar Em quantos turnos funciona a escola e como (tempo integral/parcial) Levantamento em base de dados Roteiro de como coletar os dados Se for municipal, Portal da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo Etapa 3
Matrículas e distribuição de turmas/turnos Matrículas, matrículas por série e quantidade de turmas por turno escolar Levantamento em base de dados Roteiro de como coletar os dados Se for municipal, Portal da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo Etapa 3
Condições da estrutura física da escola Capacidade física da escola em relação ao número de alunos (superlotação/subaproveitamento) Levantamento em base de dados Roteiro de como coletar os dados Verificar onde podem estar essas informações – Ver se existe essa informação na Secretaria Estadual de Educação Etapa 3
Existência de quadras, pátios equipamentos esportivos, biblioteca, laboratórios (de ciências/de informática), cantina, refeitório e sala de professores Levantamento em base de dados Roteiro de como coletar os dados Se for municipal, Portal da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo Etapa 3
Estado de conservação da escola e iluminação (acessebilidade, iluminação) Observação Roteiro de Observação na escola Observação direta Etapa 4
Condições da estrutura humana da escola (perfil da equipe escolar) Número de pessoas que compõem a equipe escolar: professores, funcionários, coordenadores Entrevista com secretaria da escola Roteiro de entrevista para secretaria da escola Responsável por secretaria da escola / diretor Etapa 4
Tempo de trabalho da equipe na escola
Tipo de contratação (concursado/não-concursado) dos componentes da equipe escolar
Qualificação da equipe escolar (escolaridade, área de formação)
Local de moradia dos membros da equipe escolar (bairros, região da cidade)
Número de horas dos membros da equipe dedicados à escola
Qualidade do processo de ensino e aprendizagem Taxas de fluxo escolar (promoção, repetência e evasão) Dados estatísticos secundários / Entrevista com secretaria da escola (verificar) Roteiro de entrevista para secretaria da escola (verificar) Responsável por secretaria da escola / diretor (verificar) Etapa 3 ou 4
Taxas de rendimento escolar (aprovação, reprovação e abandono) Dados estatísticos secundários/ Entrevista com secretaria da escola (verificar) Roteiro de entrevista para secretaria da escola (verificar) Responsável por secretaria da escola / diretor (verificar) Etapa 3 ou 4
Resultado Prova Brasil (anos disponíveis) Dados estatísticos secundários Roteiro de como coletar os dados INEP Etapa 3 ou 4
Resultado SAEB (anos disponíveis) Dados estatísticos secundários Roteiro de como coletar os dados INEP Etapa 3
Resultado SARESP (anos disponíveis) Dados estatísticos secundários/ Entrevista com secretaria da escola (verificar) Roteiro de entrevista para secretaria da escola (verificar) Secretaria Estadual de Educacão de SP Etapa 3 ou 4
Resultado das provas municipais equivalentes Dados estatísticos secundários/ Entrevista com secretaria da escola (verificar) Roteiro de entrevista para secretaria da escola (verificar) Verificar Etapa 3 ou 4
Proposta pedagógica: agrupamentos dos estudantes (Ex. séries, ciclos, projeto), tipos de avaliação, abordagem do conhecimento (disciplinar, interdisciplinar, transdisciliplinar ou transversal), pesquisas fora do espaço escolar (estudos do meio, roteiros culturais, passeios, excursões) Entrevista com secretaria da escola Roteiro de entrevista para secretaria da escola (verificar) Responsável por secretaria da escola / diretor (verificar) Etapa 4
Programas municipais, estaduais e federais dos quais a escola participa
Perfil dos alunos da escola Número de alunos da escola Dados estatísticos secundários/ Entrevista com secretaria da escola (verificar) Roteiro de entrevista para secretaria da escola (verificar) Censo Escolar (verificar se há possibilidade) Etapa 3 ou 4
Número de alunos da escola
Distribuição dos alunos gênero
Distribuição dos alunos por nacionalidade e etnia
Local de residência dos alunos
Perfil das famílias dos estudantes Relação do estudante com o principal responsável pela família (pai, avó, vizinho, parente, etc.) Entrevista secretaria da escola / Entrevistas com alunos por amostra Questionários e roteiro de entrevistas Responsável por secretaria da escola / diretor e alunos Etapa 4
Composição familiar
Nível educacional do responsável
Ocupação do responsável
Renda familiar
Participação no Bolsa Familia e outros porgramas de transferência de renda
2.2 Conhecer os mecanismos que fomentam processos democráticos na escola Democratização dos espaços estratégicos de decisão Como se dá a participação da comunidade escolar nas decisões da escola Análise do Regimento Escolar / Análise de atas de reunião (reunião de professores, reunião de pais, grêmio, Conselho Escolar, APM) /Entrevistas com os diversos segmentos / Observação participante Roteiro de entrevistas e observação Diversos segmentos (definir) Etapa 4
Relação (lista) de instâncias que participam da construção do PPP Quais instâncias participam dos encontros destinados à construção do projeto político pedagógico Etapa 4
2.3 Conhecer os fluxos de comunicação na escola Divulgação dos encontros das instâncias de decisão (qualidade da comunicação) Como se dá a divulgação e convocação dos encontros das instâncias de decisão na escola e quais são os meios utilizados Entrevistas com os diversos segmentos Roteiro para levantamento da comunicação na escola Diversos segmentos (definir) Etapa 4
Meios comunicação existentes na escola Quais espaços de comunicação existentes na escola, como os pais, comunidade, funcionários, alunos e professores da escola ficam sabendo do que acontece, como se comunicam entre si e com os diferentes segmentos. Entrevistas com os diversos segmentos Roteiro de levantamento da comunicação na escola
2.4 Conhecer como se dá a integração da escola com a rede da educação integral História da escola Época de construção, principais eventos e acontecimentos sobre a escola e sua relação com o território Oficina com a comunidade escolar Estrutura de oficina Diversos segmentos (definir) Etapa 4
Relação da escola com 2 e 3 setores Existência projetos em parceria com instituições da sociedade civil e empresas Entrevista com secretaria da escola Roteiro de entrevista com secretaria da escola Responsável por secretaria da escola / diretor Etapa 4
Relação da escola com a rede de proteção à criança e jovem Como se dão os fluxos de diálogo e troca de informações entre a escola, o Conselho Tutelar, o Posto de Saúde e a Vara da Infância? Entrevistas com direção da escola/ Rede de proteção e Observação Roteiro de entrevista com secretaria da escola / Roteiro de entrevista com rede de proteção / roteiro para observação Responsável por secretaria da escola / diretor / outros segmentos Etapa 4
Abertura da escola para a comunidade e presença da comunidade na escola Tempos e espaços da escola usados pela comunidade externa Entrevistas com diretor/coordenador pedagógico, observação e oficinas com estudantes e equipe escolar Roteiro de entrevista com secretaria da escola /Estrutura de oficina Responsável por secretaria da escola / diretor /estudantes e equipe escolar Etapa 4
Como se dá o diálogo e a troca de informações etnre a escola, as redes locais e as associações comunitárias e participação da escola nas instâncias locais de decisão. Entrevistas com diretores da escola e membros da comunidade e observação participante Roteiro de entrevista com secretaria da escola / Roteiro de entrevistas com membros da comunidade/ roteiro para observação Responsável por secretaria da escola / diretor /estudantes e equipe escolar Etapa 4
Conhecer as codições da rede intersetorial da educação integral 3.1 Conhecer a cobertura da rede de educação integral para crianças e jovens Relação (lista) dos equipamentos de desenvolvimento integral egral para crianças e jovens presentes no território (ex: ensino, saúde, assistência social, segurança, cultura, esporte e comunicação) Entre os equipamentos, conhecer: os serviços oferecidos / capacidade de atendimento/ área de abrangência / público atendido Pesquisa documental na Internet, contato telefônico para uma primeira identificação e, em um outro momento, levantamento emcampo para completar e confirmar as informações previamente coletadas Criar lista de equipamentos para servir como referência e fazer roteiro para entrevista por telefone / ao vivo Sites da prefeitura / Estado Etapa 2, 3 e 4
1.5 Conhecer as redes interdisciplinares atuantes no território ( gênero, relações etnico-racial, drogas, cultura, direitos humanos, meio-ambiente) Relação (lista) de organizações que tenham pautas relacionadas às crianças e jovens Tipo de rede / objeto / tempo de existência / composição (áreas e setores) / locais dos encontros / freqüência dos encontros / área de abrangência Entrevistas, análise de atas, observação Roteiro de entrevista e roteiro de observação Representante e participantes das redes Etapa 4
1.6 Conhecer a existência de lideranças comunitárias que promovem ações para o desenvolvimento integral de crianças e jovens Relação (lista) de lideranças comunitárias que promovem ações para o desenvolvimento integral de crianças e jovens Associações, organizações e redes das quais as lideranças participam / tipo de atuação Entrevistas, análise de atas, observação Roteiro de entrevista e roteiro de observação Lideranças comunitárias Etapa 4
Conhecer como vivem e pensam as crianças, adolescentes e jovens do território 4.1 Conhecer/ realizar perfil básico do território – DEMOGRAFIA População total do território (verificar se é o caso de vermos crescimento populacional) Criar explicação para indicador Dados estatísticos secundários Roteiro de como coletar os dados SEADE (verificar unidade territorial) Etapa 3
Distribuição da população por sexo e idade e raça, imigração (faixas etárias definidas) Criar explicação para indicador Dados estatísticos secundários Roteiro de como coletar os dados SEADE (verificar unidade territorial) Ministério da Saúde Etapa 3
4.1 Conhecer/ realizar perfil básico do território – SAÚDE Taxa de natalidade e mortalidade Criar explicação para indicador Dados estatísticos secundários Roteiro de como coletar os dados SEADE (verificar unidade territorial) Ministério da Saúde Etapa 3
Mortalidade infantil e esperança de vida Criar explicação para indicador Dados estatísticos secundários Roteiro de como coletar os dados SEADE (verificar unidade territorial) Etapa 3
4.1 Conhecer/ realizar perfil básico do território – SAÚDE / HABITAÇÃO Percentual de pessoas que vivem com densidade acima de 2 pessoas por dormitório Criar explicação para indicador Dados estatísticos secundários Roteiro de como coletar os dados IBGE (Censo demográfico), Atlas do desenvolvimento Humano (PNUD) Etapa 3
4.1 Conhecer/ realizar perfil básico do território – SAÚDE / HABITAÇÃO Percentual de pessoas que vivem em domicílios com banheiro e água encanada Criar explicação para indicador Dados estatísticos secundários Roteiro de como coletar os dados IBGE (Censo demográfico), Atlas do desenvolvimento Humano (PNUD) Etapa 3
4.1 Conhecer/ realizar perfil básico do território – HABITAÇÃO Deficit habitacional Criar explicação para indicador Dados estatísticos secundários Roteiro de como coletar os dados Prefeitura, SEADE Etapa 3
Domicílios em situação de domicílio precária Criar explicação para indicador Dados estatísticos secundários Roteiro de como coletar os dados Prefeitura, SEADE, IBGE Etapa 3
4.1 Conhecer/ realizar perfil básico do território – EDUCAÇÃO Taxa de analfabetismo (população de 15 anos ou mais) Criar explicação para indicador Dados estatísticos secundários Roteiro de como coletar os dados INEP Etapa 3
Média de anos de estudo da população (população de 15 a 64 anos) Criar explicação para indicador Dados estatísticos secundários Roteiro de como coletar os dados SEADE (verificar unidade territorial) Etapa 3
População em idade escolar Criar explicação para indicador Dados estatísticos secundários Roteiro de como coletar os dados SEADE (verificar unidade territorial) Etapa 3
4.1 Conhecer/ realizar perfil básico do território – ASSISTÊNCIA SOCIAL Total de familias cadastradas do CadÚnico e Total de famílias beneficiárias do Bolsa Família Criar explicação para indicador Dados estatísticos secundários Roteiro de como coletar os dados Cadastro Único para Programas Sociais (Cad Único) Etapa 3
4.1 Conhecer/ realizar perfil básico do território – TRANSPORTE Modalidades de transporte presentes no território Criar explicação para indicador Dados estatísticos secundários Roteiro de como coletar os dados Operadora, SEADE, PREFEITURA Etapa 3
Demanda represada dos meios de transporte Criar explicação para indicador Dados estatísticos secundários Roteiro de como coletar os dados Operadora, SEADE, PREFEITURA Etapa 3
Setores não atendidos pela malha de transporte Criar explicação para indicador Dados estatísticos secundários Roteiro de como coletar os dados Operadora, SEADE, PREFEITURA Etapa 3
4.1 Conhecer/ realizar perfil básico do território – SEGURANÇA PUBLICA e VIOLÊNCIA Índice de homicídio Criar explicação para indicador Dados estatísticos secundários Roteiro de como coletar os dados Secretaria de Estado de Segurança Pública Etapa 3
4.2 Conhecer/realizar um perfil das condições do desenvolvimento integral (intelectual, motor, afetivo, político) das crianças e jovens do território Perfil socioeconômico das crianças e dos jovens do território Nível de escolaridade dos jovens do território (repetir média de anos de estudo da população separando a população jovem) Dados estatísticos secundários Roteiro de como coletar os dados SEADE (verificar unidade territorial) Etapa 3
Demanda escolar reprimida Dados estatísticos secundários Roteiro de como coletar os dados INEP Etapa 3
Condições de moradia (repetir indicadores de habitação separando a população jovem) Dados estatísticos secundários Roteiro de como coletar os dados Prefeitura, SEADE, IBGE Etapa 3
Taxa de fecundiade específica (para verificar gravidez na adolescencia) Dados estatísticos secundários Roteiro de como coletar os dados SEADE, Ministério da Saúde Etapa 3
Violência envolvendo crianças e jovens (Incidência de homicídios, agressões, estupro por faixa etária / Incidência de jovens em conflito com a lei) Dados estatísticos secundários Roteiro de como coletar os dados SEADE Etapa 4
Uso de álcool e drogas entre os jovens Dados de registro equipamentos Roteiro de perguntas Dados do Posto de Saúde e outras instituições Etapa 4
Hábitos e cultura dos jovens no território Origem etno-cultural das famílias / tradições / saberes compartilhados / religiosidade Referências bibliográficas sobre a comunidade, bairro, cidade / entrevistas locais Roteiro de entrevistas Jovens selecionados do território Etapa 4
Atividades realizadas por crianças e jovens fora da escola (trabalho, lazer, religião, esporte, politica, cultura) Entrevistas locais Roteiro de entrevistas Jovens selecionados do território Etapa 4
Acesso a meios de comunicação internet/TV/Rádio/Jornal/Telefonia Acesso a internet, TV, Radio, Jornal / tempo de dispendido com cada um destes meios Entrevistas locais Roteiro de entrevistas Jovens selecionados do território Etapa 4
Circulação pela cidade Meios de transporte utilizados / tempo gasto em deslocamentos / bairros frequentados Entrevistas locais Roteiro de entrevistas Jovens selecionados do território Etapa 4