4.3.Os eixos de análise do Diagnóstico socioterritorial do Bairro-escola

Conforme descrito no capítulo 1, devemos assegurar que as crianças, adolescentes e jovens se desenvolvam integralmente em todas as suas dimensões – intelectual, física, afetiva, social, simbólica. Dessa forma, a integralidade dos sujeitos se processaria pelo equilíbrio de todas elas. Esta concepção compreende o sujeito como ser único e integral e reconhece a complementariedade entre processos e contextos de aprendizagens para um crescimento integral.

Para alcançar o objetivo do diagnóstico que é o de conhecer as condições que possibilitam o desenvolvimento integral de crianças adolescentes e jovens, dividimos a pesquisa em quatro eixos de análise: 1) Conhecer as instâncias de participação que têm pautas relacionadas à infância, adolescência e juventude e aquelas que possuem crianças, adolescentes e jovens na sua composição; 2) Conhecer as condições das escolas para o desenvolvimento integral; 3) Conhecer as condições da rede intersetorial de Educação Integral; 4) Conhecer como vivem e pensam as crianças, adolescentes e jovens do território.

A seguir, conceituaremos e detalharemos os objetivos e resultados esperados de cada eixo.