NÓS – Iniciativa pela Educação Integral em Territórios Amazônicos – Poção de Pedras (MA)

Desde 2021, o projeto NÓS – Iniciativa pela Educação Integral em Territórios Amazônicos busca criar condições para implementar políticas públicas que possam assegurar o desenvolvimento integral de estudantes em 33 municípios da Amazônia Legal brasileira.

Iniciativa da Porticus Foundation desenvolvida em parceria com a Cidade Escola Aprendiz, por meio do Centro de Referências em Educação Integral, o projeto implementou um percurso formativo com dirigentes e equipes técnicas das Secretarias de Educação com foco no apoio à  implementação de políticas de Educação Integral em redes municipais inseridas em territórios de Comunidades Tradicionais nos estados do Amapá, Amazonas e Maranhão.

Com o desafio de propor um percurso contextualizado às especificidades desses Territórios Amazônicos e comprometido com a superação das desigualdades que estruturam a sociedade brasileira e suas instituições, o projeto atua em prol do reconhecimento e valorização das epistemologias, dos saberes e fazeres das comunidades tradicionais, estimulando seu envolvimento e participação nos processos decisórios.

Em 2024, as ações são voltadas para a solidificação do legado do projeto nos municípios de atuação, que se materializa por meio da produção de um documento com diretrizes e orientações para implementação de políticas educacionais voltadas ao Ensino Fundamental I e II a partir da concepção da Educação Integral em uma perspectiva antirracista. 

Nesse processo, o Aprendiz conta com a parceria da Ação Educativa e da Roda Educativa – CEDAC. Juntas, essas instituições formam um grupo de referência composto por outras organizações da sociedade civil, universidades, escolas e secretarias de educação com experiência em educação integral, educação antirracista e ensino fundamental.  O grupo é responsável por construir subsídios para o documento, além de apoiar na leitura crítica, sistematização e disseminação do material. 

Conheça os territórios onde o NÓS atua:

Amapá: Itaubal, Macapá, Mazagão e Oiapoque.

Amazonas: Alvarães, Barcelos, Benjamin Constant, Eirunepé, Maués, Santa Isabel do Rio Negro, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, São Gabriel da Cachoeira e Tabatinga.

Maranhão: Alcântara, Alto Alegre do Pindaré, Anajatuba, Arari, Bacuri, Barra do Corda, Fernando Falcão, Grajaú, Itaipava do Grajaú, Itapecuru Mirim, Jenipapo dos Vieiras, Lima Campos, Magalhães de Almeida, Palmeirândia, Parnarama, Poção de Pedras, Porto Rico do Maranhão, Santa Quitéria do Maranhão e Turilândia.