Como atuamos

Atuação Sistêmica

Os programas da Cidade Escola Aprendiz se organizam em uma dinâmica sistêmica partindo do pressuposto de que a garantia do direito à educação de todos e todas depende da concretização de suas três frentes de atuação: 

1. Da efetivação da Educação Integral nas escolas e nos sistemas educacionais;

2. Da transformação das cidades e territórios em Territórios Educativos nos quais a
aprendizagem e o desenvolvimento integral dos sujeitos seja permanente; e 

3.  Da efetivação de políticas públicas que garantam a proteção integral de crianças, adolescentes, jovens e suas famílias, com equidade racial, de gênero e territorial.

Essas três frentes são colocadas em prática de forma integrada por meio dos Programas Centro de Referências em Educação Integral, Educação e Território e Proteção Integral

A atuação dos programas nos territórios gera pesquisa, elaboração, implementação e validação de metodologias. Esses insumos alimentam a área de Comunicação para o Desenvolvimento (C4D), responsável por desenvolver estratégias de engajamento e advocacy que influenciam o debate público, impactando de forma a retroalimentar a pesquisa e a atuação no campo dos programas desenvolvidos pela organização. 

A seguir, saiba mais sobre os programas e a área de Comunicação para o Desenvolvimento do Aprendiz, como também sobre os projetos desenvolvidos por eles. 

Conheça nossa história