Todos pela Infância

O projeto Todos pela Infância é uma iniciativa do Shopping Vitória, implementada com o apoio da Cidade Escola Aprendiz, com foco no enfrentamento do trabalho infantil nas dependências do estabelecimento, bem como na  promoção dos direitos de crianças e adolescentes. 

Inspirado na metodologia Chega de Trabalho Infantil nos Shoppings Centers, desenvolvida pelo Aprendiz para ser implementada em espaços privados de uso coletivo, como shoppings, aeroportos e terminais rodoviários, entre outros, o projeto acontece na cidade de Vitória, capital do Espírito Santo.  

As ações estão previstas para ocorrer entre os meses de maio e setembro de 2024 e contemplam a formação e supervisão da equipe de  abordagem especializada, apoio à articulação com a rede de proteção local e demais atores do sistema de garantia de direitos, e formação das equipes de seguranças.

Em São Paulo, as experiências do Aprendiz de enfrentamento ao trabalho infantil nos Shoppings Santa Cruz, Center Norte, Higienópolis e no Terminal da Barra Funda subsidiaram a construção da política pública Cidade Protetora. Além disso, no ano de 2023, a metodologia recebeu o Selo de Direitos Humanos e Cidadania da Secretaria Municipal de Direitos Humanos de São Paulo.