Territórios em Rede – Tumiritinga (MG)

Iniciado em 2020, o projeto Territórios em Rede é uma iniciativa da Fundação Vale em parceria com o Aprendiz e as prefeituras municipais de 19 municípios dos Estados do Pará, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. O objetivo do projeto é identificar crianças e adolescentes de 4 a 17 anos que estão fora da escola ou em risco de evasão, promovendo ações voltadas a garantir a inserção deste público na escola e o pleno direito à educação. Até dezembro de 2023, foram inseridas ou reinseridas cerca de 16 mil crianças e adolescentes na rede pública de ensino.

Os resultados gerais do projeto indicam o avanço na atuação de garantia do direito à educação. Tais conquistas são obtidas a partir da busca ativa realizada pelas equipes de campo e por meio de um conjunto de estratégias complementares de mobilização social e articulação intersetorial com a sociedade civil e o poder público. Além disso, o projeto trabalha para consolidar caminhos de implementação de uma política pública permanente de prevenção e enfrentamento à exclusão escolar.

Os municípios de atuação do projeto são:

Minas Gerais: Aimorés, Catas Altas, Conselheiro Pena, Governador Valadares, Resplendor, Rio Piracicaba, Santa Bárbara e Tumiritinga.

Pará: Bom Jesus do Tocantins, Canaã dos Carajás, Eldorado do Carajás, Parauapebas, Tucumã e Ourilândia do Norte. Em Marabá, o projeto foi finalizado em dezembro de 2023.

Rio de Janeiro: Itaguaí e Mangaratiba.

Espírito Santo: Serra (finalizado em dezembro de 2023) e Cariacica.

Saiba mais no site e redes sociais do projeto:

Site: territoriosemrede.org.br

Facebook: @projetoterritoriosemrede/

YouTube: https://bit.ly/territoriosemrede

Instagram: @territoriosemrede