Programa Educação e Território

O Programa Educação e Território é uma iniciativa da Cidade Escola Aprendiz que, por meio de projetos e experiências voltadas à integração entre comunidades, organizações sociais, equipamentos públicos e escolas, apoia a constituição de Territórios Educativos e colabora para o desenvolvimento integral de todas e todos, em especial de crianças, adolescentes e jovens.

Reunindo os conhecimentos e metodologias concebidas a partir do Bairro-escola, tecnologia social criada pelo Aprendiz e reconhecida mundialmente, o programa busca promover a concepção de Territórios Educativos em diferentes contextos de atuação pelo Brasil. Para isso, desenvolve processos formativos com agentes públicos, organizações sociais, culturais e comunitárias que buscam ampliar sua atuação educativa, intersetorial e em rede nos territórios.

Através de sua plataforma e redes sociais, o programa dissemina conceitos, políticas e experiências em diálogo com Territórios Educativos, ampliando as referências nacionais e internacionais em torno do tema. A iniciativa também articula e mobiliza atores-chave, redes e fóruns estratégicos para essa agenda no país.

Para o Aprendiz, um Território Educativo é aquele que exerce um papel educador na vida de seus cidadãos e cidadãs. Nele, as diferentes políticas, espaços, tempos e atores se articulam e se conectam para garantir os direitos fundamentais da população e ampliar as oportunidades de aprendizagem ao longo da vida.

Acompanhe as notícias produzidas pela plataforma de comunicação do programa Educação e Território:

Site: educacaeterritorio.org.br

Instagram: @educterritorio

Facebook: EducTerritorio

Twitter: @EducTerritorio

YouTube: @EducaçãoeTerritório