Educação Integral Antirracista | MA

O projeto Educação Integral Antirracista tem como objetivo apoiar crianças e adolescentes amazônidas para que concluam jornadas educacionais significativas e qualificadas, por meio de uma Educação Integral orientada pela equidade. A iniciativa busca fortalecer o senso de pertencimento, identidade, consciência socioambiental, engajamento comunitário e cultural dos estudantes, como fundamentos para o bem-estar, a aprendizagem e a prosperidade ao longo da vida.

A ação se estrutura em duas frentes complementares. A primeira é voltada à difusão e incidência das Diretrizes de Educação Integral Antirracista, por meio de debates públicos, ações de comunicação e estratégias de advocacy voltadas a sua incorporação em políticas educacionais nos âmbitos municipal, estadual e nacional. Essa frente contribui para ampliar o reconhecimento da Educação Integral orientada pela equidade como ferramenta central para a garantia de direitos e a redução das desigualdades educacionais, em diálogo com os marcos legais e políticas nacionais vigentes.

A segunda frente concentra-se na formação em Educação Integral Antirracista, com o desenho e a implementação de percursos formativos junto às redes e comunidades escolares do Maranhão. As formações valorizam os saberes dos sujeitos, grupos e territórios, promovendo práticas pedagógicas e de gestão que reconfiguram o cotidiano escolar a partir do desenvolvimento integral, da interculturalidade, do antirracismo e da participação democrática. Essa frente inclui ainda processos de co-criação e implementação de um Sistema de Monitoramento e Avaliação das Diretrizes, com foco na produção de evidências sobre seus impactos nos territórios, na trajetória escolar, na aprendizagem e no bem-estar dos estudantes.

Com vigência de novembro de 2025 a dezembro de 2027, o projeto conta com parceria estratégica da Porticus e é implementado em articulação com um grupo de referência formado pela Ação Educativa, Roda Educativa, UNDIME Maranhão, Universidade do Estado do Amapá UEAP e outras organizações parceiras. A iniciativa beneficia diretamente professores, gestores escolares, estudantes, equipes técnicas das secretarias municipais de Educação, dirigentes municipais de ensino, gestores públicos, movimentos sociais, universidades e organizações da sociedade civil, alcançando como beneficiários finais também familiares e responsáveis.

A atuação abrange 30 redes de ensino e cerca de 300 escolas de Ensino Fundamental, contribuindo para que, até 2027, secretarias municipais, escolas e salas de aula estejam mais preparadas para planejar e implementar políticas e práticas educacionais alinhadas às diretrizes da Educação Integral Antirracista, contextualizadas à realidade amazônica e orientadas pela equidade. Até 2028, o projeto também fortalece a colaboração entre organizações da sociedade civil, financiadores e o setor educacional, qualificando processos de avaliação de impacto como base para o aprimoramento e a sustentabilidade de iniciativas educacionais comprometidas com o Direito à Educação.

O projeto é uma continuidade da iniciativa O Legado do Nós e uma proposta de Educação Integral e Antirracista no Ensino Fundamental, desenvolvida em parceria com Ação Educativa, Roda Educativa e apoio estratégico da Porticus, que deu origem à publicação das “Diretrizes de Educação Integral Antirracista para o Ensino Fundamental: uma contribuição da sociedade civil”.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.