Projetos

Desde 1997, dezenas de projetos já foram realizados pela Associação Cidade Escola Aprendiz e seus parceiros.

Alguns destaques nesta trajetória:

Agente Jovem | São Paulo e Rio de Janeiro

Realização de formações em técnicas de mobilização e comunicação de jovens e professores das escolas estaduais participantes do programa Jovem de Futuro, do Instituto Unibanco. Foi desenvolvido na cidade de São Paulo e no Vale do Paraíba (SP) e na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Os “Agentes Jovens” eram responsáveis por pesquisar as causas da evasão escolar e mobilizar a comunidade para superar a questão, aprimorando os processos de gestão escolar e de aprendizagem.

Bairro Educador | Rio de Janeiro (RJ)

A Cidade Escola Aprendiz começou a atuar na cidade do Rio de Janeiro em 2008, com um projeto piloto nas comunidades de Vigário Geral e Parada de Lucas, articulando novas oportunidades educativas para as crianças das regiões.

Em 2009, os bons resultados do trabalho desenvolvido em parceria com o CIEDS no bairro de Cidade de Deus e no Complexo do Alemão recebem a atenção da Secretaria Municipal de Educação e o programa Bairro Educador passa a orientar as atividades do programa Escolas do Amanhã, da prefeitura.

Em 2010, o projeto aconteceu em 29 escolas públicas de sete bairros, sendo mobilizados 48 gestores e lideranças locais, e impactando 17 mil estudantes. Em 2011 e 2012 foi ampliado, chegando a 197 unidades escolares de 50 bairros. O projeto contemplou a formação de professores, educadores comunitários e gestores, o fortalecimento dos Conselhos
Escola-comunidade e a ampliação e qualificação da rede de parcerias das escolas.

www.bairroeducador.blogspot.com

Bairro-escola Recife (PE)

O projeto teve como objetivo apoiar os gestores da Secretaria Municipal de Educação de Recife na modelagem do programa Bairro-escola para a cidade, com foco na promoção de oportunidades educativas que impactassem na aprendizagem e no estreitamento de vínculos entre os estudantes, as famílias e as escolas, de forma a garantir a integração de investimentos locais e públicos e a potencialização das iniciativas referentes à educação.

Bairro-escola Rio Vermelho | Salvador (BA)

O projeto promove ampla articulação comunitária voltada a desenvolver um modelo de educação integral no bairro do Rio Vermelho e inspirar uma renovação educacional na cidade de Salvador. A iniciativa orienta-se na proposta do Bairro-escola e é apoiada pelo Instituto Inspirare com assessoria metodológica da Cidade Escola Aprendiz, e parceria operacional da CIPÓ – Comunicação Interativa e do ICEP – Instituto Chapada de Educação e Pesquisa.

A Cidade Escola Aprendiz foi responsável pela orientação estratégica no âmbito do grupo gestor, pela orientação ao plano de avaliação do projeto e pela integração da coordenação do programa de formação.

www.bairroescolarv.org.br

Cores da Vida | São Paulo (SP)

Articulação de redes locais para a atenção e promoção da saúde e educação para jovens em tratamento de câncer e seus familiares. Dentre as ações, a discussão do plano pedagógico das atividades e o fomento às parcerias de cada casa de apoio, levando o conceito de Bairro-escola para as áreas da Saúde e da Educação Inclusiva.

www.aprendizcoresdavida.wordpress.com

Escola na Praça | Vila Madalena, São Paulo (SP)

Realizado de 2000 a 2012, o projeto trouxe a proposta de ressignificar o uso de espaços públicos na cidade de São Paulo. Desenvolvendo oficinas nas áreas de artes plásticas, esportes, teatro e música com crianças e adolescentes, estudantes de escolas públicas e privadas da Vila Madalena, a iniciativa aproximou escolas e famílias e articulou uma série de parceiros no bairro.

Oldnet

Realizado desde 1999, o OldNet promove encontros intergeracionais em oficinas para inclusão digital de idosos facilitadas por jovens voluntários. Além das aulas semanais, festivais de jogos e roteiros culturais pela cidade criam oportunidades para que a troca de conhecimentos ocorra em mão dupla e desenvolva também laços de amizade, com idosos e jovens compartilhando suas histórias de vida e experiências. 

Confira fotos, depoimentos e o vídeo do lançamento do CD Oldnet com toda a metodologia, produzido em três idiomas: português, espanhol e inglês.

www.oldnet.com.br

Programa Aprendiz Comgás (PAC)

Resultado da parceria entre a Cidade Escola Aprendiz e a Comgás, foi criado em 2000 com a proposta de apoiar jovens, estudantes de escolas públicas e privadas, no desenvolvimento e viabilização de iniciativas sociais nas comunidades onde viviam.

O programa foi realizado por 13 anos (até o final de 2013) e envolveu mais de 4 mil participantes, que elaboraram quase mil projetos de intervenção social, com o intuito de solucionar questões nas áreas de meio ambiente, saúde, cultura, cidadania e comunicação.

Iniciado na capital paulista, foi expandido para outras 61 cidades, entre elas: Americana, Campinas, Hortolândia, Jundiaí, Limeira, Matão, Mogi das Cruzes, Osasco, Piracicaba, Pedreira, Santana do Parnaíba, São Bernardo do Campo, Santos e São Vicente.

O programa realizou-se em duas frentes integradas, Laboratório (voltado aos jovens) e Disseminação (que levou a metodologia para educadores de outras organizações e professores de escolas públicas de ensino médio).

Veja fotos.

www.aprendizcomgas.org.br

 

Programa Escola Integrada | Belo Horizonte (MG)

De 2007 a 2012, a Cidade Escola Aprendiz apoiou o desenvolvimento do Programa Escola Integrada de Belo Horizonte, Minas Gerais, com formações e contínua troca de experiências e metodologias.

Em 2007 e 2008, foi realizado curso de formação com 72 agentes públicos (entre servidores, técnicos e gestores) das 9 regionais administrativas e 7 secretarias temáticas do município. O programa, com 184 horas de atividades, trabalhou com três temas centrais: “Desenvolvimento Integral”, “Intersetorialidade” e “Trabalho em redes”.

Em 2010 e 2011, ocorreram formações de educadores e gestores nos temas “Educomunicação”, “Arte e Cultura” e “Intervenção Urbana”, a modelagem da proposta pedagógica destas áreas no programa e a realização de uma experiência-piloto de mapeamento participativo em duas escolas, envolvendo gestores, educadores e alunos.

A Escola Integrada iniciou suas ações com 27 escolas em 2007 e chegou ao final de 2012 com 172 escolas envolvidas, beneficiando 65.000 estudantes da rede.

Trilhas da Cidadania

Iniciado em agosto de 2012, o projeto é uma parceria entre a Cidade Escola Aprendiz, a Caritas Arquidiocesana de São Paulo e a Editora Moderna, com o apoio do Museu de Arte Sacra de São Paulo. Tem como objetivo apoiar a integração de imigrantes e solicitantes de refúgio por meio do ensino da língua portuguesa e de aspectos da cidadania e cultura brasileira. O processo educativo vai além da sala de aula, com a realização de percursos urbanos e interações com a cidade.

Assista o vídeo.

www.trilhasdacidadaniablog.wordpress.com
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