Notícias
5 de dezembro de 2014

Congressos internacionais trazem um panorama da educação no mundo hoje

Cidade Escola Aprendiz conta um pouco do que aconteceu nos eventos internacionais sobre educação que participou em novembro

Cerca de 1600 pessoas, entre educadores, pesquisadores, estudantes, políticos e lideranças sociais, foram reunidas em Doha, no Qatar, para o seminário internacional World Innovation Summit for Education (WISE). O evento aconteceu de 4 a 6 de novembro e discutiu em variados painéis, palestras e workshops o tema “Imagine, Crie e Aprenda: a criatividade no centro da educação”.

As discussões se deram a partir de três perguntas-chave: como podemos incentivar a criatividade em todas as idades, especialmente entre os mais jovens? Como podemos estabelecer ambientes com pedagogias que engajem e nos quais o aprendizado criativo e a inovação em ensinar possam se desenvolver? Como podemos medir, acessar e certificar talentos e habilidades tanto em sistemas formais quanto informais?

Para tanto, neste ano, os especialistas participantes, chamados de delegados Wise, se reuniram em grupos de trabalho para compartilhar práticas e ideias capazes de serem disseminadas ao redor do globo e encorajar a conexão entre diferentes frentes e setores em uma perspectiva colaborativa para vencer os grandes desafios da educação no mundo contemporâneo.

Entre as grandes questões desafiadoras, o fato de que 58 milhões de crianças ainda estão fora da educação inicial (etapa equivalente ao nosso Ensino Fundamental) e 63 milhões de adolescentes estão fora da etapa secundária, equivalente ao Ensino Médio brasileiro. Para a sheika Mozah bint Nasser Al Missned, presidente da fundação Education Above All, responsável pela iniciativa Educate a Child, “nós estamos ficando sem tempo para resolver essas questões”. “Os dados revelam que a educação é uma prioridade esquecida para essas crianças. É possível alcançar um cenário positivo, mas é preciso ter a educação como prioridade dos governos”, afirmou.

Humanidade investe mais em guerra do que em educação, afirma Graça Machel

“Os recursos estão aqui. Mas, para alcançarmos o que precisa ser feito é necessário foco e tomar a educação como prioridade”. Em seu discurso durante um dos paineis no evento, a ativista moçambicana Graça Machel questionou o porquê da maior parte dos países não investir suficientemente em educação. “Quanto dinheiro gastamos com guerras? E se esse dinheiro fosse investido em educação? É uma questão de prioridade”, afirmou.

Segundo o relatório “A crise oculta: conflitos armados e educação”, publicado em 2011, seriam necessários apenas seis dias de gastos militares dos países doadores (que financiam a ONU) para preencher o déficit de 16 bilhões de dólares no financiamento da iniciativa de Educação para Todos, principal programa de acesso à educação da Organização das Nações Unidas.

Plenárias temáticas, debates e apresentações

Boa parte da programação dos três dias de evento, com plenárias, workshops, debates e diferentes apresentações sobre temas como “Existe uma Criatividade Imperativa?”, “Personalização em Larga Escala na Era da Internet” e “Liderança para Transformação na Educação”, foi registrada em vídeo e pode ser assistida no site da iniciativa (em inglês):
http://www.wise-qatar.org/2014-wise-summit-sessions-replay

 

Cidades Educadoras

Poucos dias depois do grande encontro promovido pelo WISE na cidade de Doha, foi a vez de Barcelona (Espanha), reunir, de 13 a 16 de novembro, 1.100 representantes de 188 cidades e 34 países no XIII Congresso Internacional de Cidades Educadoras, este ano com o tema “Uma Cidade Educadora é uma cidade que inclui”.

Em palestras, apresentações de experiências, mesas redondas com prefeitos e especialistas, e visitas de estudo, o congresso abordou o papel da educação em um sentido amplo, como uma ferramenta essencial para a inclusão social, permitindo o desenvolvimento pessoal e coletivo e a melhoria da convivência com solidariedade.

O prefeito de Barcelona, Xavier Trias, e a Ministra da Educação do governo catalão, Irene Rigau, presidiram a cerimônia de abertura. A plenária inicial foi conduzida pelo secretário-geral do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO), Sr. Pablo Gentili.

Entre as atividades do primeiro dia, Natacha Costa, diretora da Cidade Escola Aprendiz, apresentou, em uma das speakers’corners do evento, experiências do Bairro-escola e as ações do Centro de Referências em Educação Integral.

img_AICE

 
No segundo dia, o congresso foi iniciado com um diálogo sobre criatividade e inclusão, seguido por apresentações de experiências e uma mesa-redonda com os prefeitos de Barcelona, Genebra, Jecheon, Rivas-Vaciamadrid e Rosario. Na parte da tarde, aconteceram reuniões das diversas redes regionais do AICE e visitas de estudo a experiências de Barcelona.

Uma plenária sobre inclusão social, diálogos sobre participação comunitária e apresentações de experiências de diversas partes do mundo marcaram o terceiro e quarto dias, e, finalizando o congresso, a leitura da Declaração Final do XIII Congresso, que coletou uma série de compromissos assumidos pelas Cidades Educadoras, assim como um apelo aos vários organismos estatais e internacionais em favor da inclusão social.

A próxima edição do evento já foi anunciada e será realizada na cidade de Rosário, na Argentina, em 2016.

Confira aqui o vídeo com um resumo do encontro:

 

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.