24 de junho de 2014

Projeto Aluno Presente é expandido para duas novas regiões do Rio de Janeiro

por Luciana Bento

Seguindo o planejamento feito no início do ano, o projeto Aluno Presente expandirá suas ações para duas novas regiões do município do Rio de Janeiro, uma na zona Norte (3ª CRE) e outra na zona Oeste (9ª CRE) – região onde o projeto foi iniciado e aconteceu a sua fase piloto (8ª CRE), entre novembro de 2013 e maio de 2014.

A expansão foi amplamente discutida entre os profissionais e técnicos do projeto e da Secretaria Municipal de Educação, tendo como base o diagnóstico realizado pelo Observatório de Favelas especialmente para o projeto.

O diagnóstico levantou e cruzou diferentes bases de dados de órgãos governamentais, com o intuito de identificar as regiões da cidade com maior possibilidade de serem encontradas crianças entre 06 e 14 anos fora da escola e, especialmente, com risco de evasão – neste caso o projeto toma providências para evitar que ela deixe a escola prematuramente.

Equipe em campo

Uma equipe de dez novos articuladores foi contratada pelo projeto para trabalhar nas novas áreas. Estes profissionais já estão sendo treinados para o trabalho de campo que inclui a busca de parceiros locais, identificação, localização e visita às famílias com crianças fora da escola ou com risco de evasão, e encaminhamentos necessários para que a criança volte para a sala de aula.

A articulação local com outros órgãos do Poder Público municipal também faz parte dos trabalhos da equipe, já que uma série de providências precisam ser tomadas com o apoio e parceria de outras secretarias – notadamente a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Desenvolvimento Social.

Com a expansão, o projeto atuará até setembro nas regiões que abrangem três Coordenadorias Regionais de Educação (CREs): a 3ª CRE, na zona Norte, e as 8ª e 9ª CREs, ambas na zona Oeste.

Confira os bairros que fazem parte das novas áreas de atuação do projeto Aluno Presente (3ª e 9ª CREs):

3ª CRE
Jacarezinho, Piedade, Bonsucesso – Complexo do Alemão, Engenho da Rainha, Inhaúma, Higienópolis, Triagem, Riachuelo, Cachambi, Engenho de Dentro, Todos os Santos, Sampaio, Água Santa, Rocha, Pilares, Ramos, Encantado, Praça do Terço, Tomás Coelho, Maria da Graça, Engenho Novo, Lins de Vasconcelos, Méier, Del Castilho, Jacaré, Largo do Jacaré e Abolição.

9ª CRE
Campo Grande, Inhoaíba/Dumont, Cosmos, Campo Grande/Loteamento Joari, Campo Grande/Cachamorra, Campo Grande/Monteiro, Santíssimo, Inhoaíba, Cosmos/Santa Margarida, Campo Grande/Benjamin Dumont, Carobinha/Campo Grande e Senador Vasconcelos.