19 de setembro de 2014

Diálogo com diretores de escola é fundamental para sucesso das ações do projeto Aluno Presente

Projeto realizará reuniões com diretores de escolas de todas as regiões onde será implementado

Um projeto que pretende nada menos do que reverter e prevenir a evasão escolar no município do Rio de Janeiro depende de uma boa relação entre as partes envolvidas na ação. Nesta missão, um dos atores fundamentais são os diretores de escola – gestores que irão orientar a comunidade escolar desde o acolhimento da criança até a prevenção de sua saída precoce das salas de aula.

Segundo Gisele Martins, gestora de campo do Aluno Presente, a boa relação com as escolas é pressuposto básico para o sucesso do projeto. “Elas são as instituições que efetivamente recebem estes alunos. Sem uma conversa franca e direta com pais, diretores e professores não podemos ter a visão completa do quadro de cada aluno”.

Evitar a evasão é um dos grandes objetivos do projeto, já que a maioria das crianças atendidas já estiveram matriculadas em algum momento e acabaram abandonando a escola. “O retorno e interação de quem trabalha diretamente nas escolas é de suma importância para que as crianças e adolescentes não evadam do sistema de ensino novamente.”

Desde que o projeto entrou em operação, era esperado o momento de expor os seus objetivos e metodologia diretamente aos diretores de escola. O primeiro passo para estabelecer a relação foi dado na reunião com dirigentes de escolas da 8a CRE – área escolhida para a fase piloto do projeto.

aluno presente

“Quantos de vocês, diretores, quiseram ir até as casas de seus alunos para trazê-los de volta à escola?”. Com essa pergunta, a gestora do Aluno Presente na Secretaria Municipal de Educação, Sueli Pontes Gaspar, instigou os presentes já no início da apresentação.

Boa receptividade

Os diretores, por sua vez, tiraram dúvidas sobre a implementação e funcionamento do projeto e demonstraram, de forma geral, uma boa impressão em relação à proposta. Para a diretora da Escola Municipal Carlos Maul, Ana Lucia Lourenço Wargas, a ideia é interessante: “acho este é um problema difícil de ser sanado, mas a intenção é muito boa e certamente vai ajudar a melhorar a situação”, disse. “O fato de ser um projeto interdisciplinar me chamou atenção de forma positiva”, completou.

A opinião de Neila Barsand de Leucas, diretora da Escola Municipal Pablo Picasso, vai no mesmo sentido. “A questão já era conhecida, então é ótimo receber esse apoio. O projeto pode fazer o que a escola não consegue fazer, que é ir até a casa dessas crianças, entender o porquê de terem abandonado as aulas e trazê-las de volta.”

Ana Barros, assessora da Secretaria Municipal de Educação, falou sobre a importância dos diretores abraçarem a ideia. “A escola deve ser para todos, não para alguns. A perda de um único aluno é irreparável e é essa a mentalidade que temos que incentivar entre os diretores”, enfatizou.

A ideia é fazer encontros periódicos com diretores de todas as áreas em que o projeto atua – a proximidade e interação com os dirigentes escolares é uma das ações que fazem parte da metodologia do Aluno Presente.