22 de maio de 2014

Educação Integral para uma São Paulo Educadora

A Cidade Escola Aprendiz e a Faculdade de Educação da USP colaboram com a Diretoria Regional de Ensino Butantã na iniciativa “Educação Integral para uma São Paulo Educadora”. A proposta visa fortalecer as políticas municipais de educação integral junto à DRE, criando uma modelagem que possa apoiar a consolidação de São Paulo como cidade educadora.

As ações tiveram início em novembro de 2013, com a realização de um seminário, e seguem em 2014 com a proposta de formação de equipes para o desenvolvimento de projetos políticos pedagógicos orientados pela Educação Integral. As atividades desenvolvem-se em três frentes: na criação de um grupo de trabalho da DRE, na realização de um curso para educadores e gestores escolares, e em encontros nas escolas.

O seminário teve como objetivo sensibilizar as escolas em torno do tema Educação Integral, a partir de uma escuta atenta de seus projetos e experiências. Também criou oportunidades para que as escolas formulassem recomendações a fim de apoiar a formulação da política de Educação Integral no Butantã.

Participaram do encontro 54 pessoas, entre educadores e gestores integrantes de catorze escolas, de dois CEUs da região e equipes técnicas da DRE. As experiências e as recomendações foram organizadas em três categorias: currículo na perspectiva da educação integral, relação com a comunidade e rede de proteção social (articulação com outras Secretarias) e protagonismo estudantil.

Confira aqui o informe final sobre o seminário com as recomendações e avaliações dos participantes.

O grupo de trabalho previsto na proposta já foi formado e promove encontros quinzenais com representantes da DRE, dos CEUs, gestores de escolas e pesquisadores da Cidade Escola Aprendiz e da Faculdade de Educação da USP.