10 de outubro de 2014

Centros de Educação em Direitos Humanos

Iniciamos projeto de formação, articulação e mobilização nos Centros de Educação em Direitos Humanos (CEDH), criados em parceria pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania e pela Secretaria de Educação do município de São Paulo. A ação contempla o desenvolvimento dos centros em quatro CEUs, situados nas extremidades das regiões norte, sul, leste e oeste da cidade. Cada polo envolve cinco escolas e promoverá uma rede de cidadania em seu território, com formações para a comunidade escolar e articulação com organizações sociais locais e órgãos do poder público.

“Os Centros de Educação em Direitos Humanos vão cumprir um papel muito importante de retomada dos objetivos iniciais dos CEU, tornando-os polos de desenvolvimento da comunidade e de inovações educacionais, que garantem as condições para o desenvolvimento integral das crianças, adolescentes e jovens. Os locais da cidade onde os centros estão sendo instalados, escolhidos por serem regiões de maior vulnerabilidade para os jovens, são também ricos em termos de produção cultural e mobilização comunitária. Trabalhar em parceria com estas redes comunitárias é uma grande oportunidade para o Aprendiz, ao mesmo tempo que temos o desafio de desenvolver, com elas, uma metodologia que, depois, possa ser utilizada em toda a cidade”, ressalta Helena Singer, diretora da Cidade Escola Aprendiz.

O CEDH do polo CEU São Rafael (zona leste) foi inaugurado no final de setembro e o do polo CEU Casa Blanca (zona sul) será lançado no dia 29 de outubro, marcando a abertura da “Semana de Mobilização”, uma programação especial com dezenas de atividades que vai até 02 de novembro e reúne diversas organizações e iniciativas locais. Na agenda, mesas-redondas, oficinas, apresentações de dança, saraus e também a Conferência de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes de 2014 e a 19a Caminhada pela Vida e pela Paz.

CEU Sao Rafael_01Inauguração do CEDH do polo CEU São Rafael
CEU Sao Rafael_03Apresentação das crianças durante a inauguração