15 de outubro de 2014

Centro de Referências em Educação Integral participa do desenvolvimento de política pública de educação em Alagoas

O Centro de Referências em Educação Integral está trabalhando na formação da equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação de São Miguel dos Campos, em Alagoas. O projeto visa orientar a implementação do Programa Mais Educação nas escolas do município, à luz dos princípios da Educação Integral. A atuação do projeto contempla a elaboração conjunta das diretrizes gerais e planejamento com as equipes gestoras, formação de multiplicadores para apoio a 12 escolas – incluindo a produção e disponibilização de conteúdo pedagógico e de referência aos participantes – e acompanhamento do processo até o início de 2015.

Em agosto, a equipe da Cidade Escola Aprendiz realizou visita às escolas (das zonas urbana e rural) e promoveu uma formação inicial, na qual trabalhou a sensibilização sobre o conceito de educação integral e realizou o levantamento das impressões dos educadores sobre o atual cenário e sobre o território, identificando desafios e traçando objetivos para as escolas. Participaram da formação professores comunitários, gestores escolares (diretores ou vice-diretores), coordenadores pedagógicos e técnicos/gestores da secretaria. A interação com a comunidade, o aproveitamento dos espaços públicos e o papel dos professores comunitários estiveram entre os temas debatidos. “Precisamos da parceria da comunidade escolar e do entorno para que o programa possa dar certo”, ressaltou um dos participantes após conversa sobre a importância da articulação escola-comunidade em uma das oficinas.

“O apoio à implementação do programa em São Miguel dos Campos tem sido motivador. A despeito do município ser pequeno e enfrentar questões graves como um alto grau de mortalidade da juventude por homicídio, falta de saneamento básico e uma rede de proteção à criança e ao adolescente frágil, há um empenho notável da prefeitura – e, em especial, da Secretaria de Educação -, em desenvolver uma política de educação integral consistente. Foram criados um fórum intersetorial e um fórum comunitário para debater de forma articulada as questões mais prementes da cidade e, no âmbito das escolas, com o apoio do Aprendiz, comitês de educação integral que convocam a comunidade a debater de maneira ampla os projetos político-pedagógicos, na perspectiva da integração com os seus territórios.”

De outubro a novembro as formações continuam e incluem as bases para elaboração dos planos de trabalho das escolas, que serão aprofundados e detalhados na próxima etapa, com conclusão no final de janeiro de 2015.

Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.