Educação e Território

O Programa Educação e Território é uma iniciativa da Cidade Escola Aprendiz que, por meio de projetos e experiências voltadas à integração entre comunidades, equipamentos públicos e escolas, apoia a constituição de Territórios Educativos e colabora para o desenvolvimento integral de todos e todas.

A partir dos conhecimentos e metodologias acumulados há mais de duas décadas de atuação do Bairro-escola, o programa defende a Educação Integral como instrumento de transformação social, e entende que ruas, bairros, comunidades, vilas e periferias são espaços feitos de oportunidades educativas que fortalecem o desenvolvimento local. Como estratégia para ampliar a presença do tema na agenda pública do país, a iniciativa identifica e apoia políticas públicas e leva a concepção de Territórios Educativos a eventos, fóruns e outros espaços de discussão. O Educação e Território ainda articula representantes de organizações da sociedade civil, coletivos e do poder público de diferentes setores – Educação, Saúde, Cultura e Assistência Social – em ações de incidência e processos formativos que buscam fortalecer as cidades como territórios educativos.

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Principais Resultados

202
gestores(as), professores(as) e educadores(as) formados(as)

6
formações
realizadas

4,9 milhões de pessoas alcançadas no Facebook

797
mil visualizações de páginas no Portal Aprendiz

77.650
visualizações de páginas no Educação e Território

567
mil usuários únicos no Portal Aprendiz

45.085
usuários únicos no Educação e Território

Destaque

Fortalecimento do Projeto Político Pedagógico das OSCs | Organizações da Sociedade Civil

O Programa Educação e Território atua diretamente com instituições que trabalham com crianças, adolescentes e jovens no processo de elaboração e revisão de seus Projetos Político Pedagógicos (PPPs). Por meio de uma metodologia participativa, as organizações e equipamentos têm a oportunidade de qualificar sua oferta educativa à luz dos conceitos e práticas de Educação Integral e Território Educativo.

Projetos

O projeto Educação Integral para uma Cidade Educadora, realizado com o apoio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), por meio do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD), tem como objetivo a formação de agentes socioeducativos que compõem a rede de atendimento e proteção da criança e adolescente da cidade de São Paulo, apoiando o seu desenvolvimento integral. Em 2019, o projeto promoveu, em parceria com o Museu da Energia de São Paulo, localizado na região central da cidade, o primeiro dos três ciclos formativos previstos. Ao todo, 24 profissionais de 21 instituições participaram dos encontros e tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre Educação Integral, Território Educativo, Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente e as estratégias de articulação em rede para a garantia desses direitos. Com a conclusão desse ciclo, foram alcançados mais de 1.500 crianças e adolescentes, considerando as declarações de público atendido entregues pelos participantes. Em 2020, um dos ciclos formativos foi realizado no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Vila Maria, na zona norte da capital paulista, e teve como tema “Educação Integral: fundamentação teórica''. Por conta da pandemia de Covid-19, a formação foi adaptada e oferecida na modalidade a distância. Ao todo, foram formados 60 agentes entre profissionais da área de Educação, Assistência Social e Saúde que atuam diretamente com crianças e adolescentes de Vila Guilherme (zona norte) e Parque Guarani (região de Itaquera, zona leste) e da região central. Como resultado, a iniciativa produziu e disponibilizou um kit de práticas intersetoriais e um jogo de elaboração de práticas criado com base na produção dos participantes da formação que envolveu 62 instituições.

Após a cocriação em 2018 do Projeto Político Pedagógico (PPP) da Estação Conhecimento de Arari, município maranhense, a Cidade Escola Aprendiz realizou no ano de 2019 a formação com educadores(as) do equipamento, visando em 2020 à construção de um currículo alinhado aos conceitos do PPP. A iniciativa da Fundação Vale contou com a parceria da Fundação Gol de Letra, do Instituto Catalisador e do Instituto de Estudos Sociais e Terapias Integrativas (Iesti) na realização de laboratórios formativos para ampliar o repertório dos(as) educadores(as) sobre as linguagens ofertadas, apresentando a esse público ferramentas e instrumentais para consolidar as práticas pedagógicas na perspectiva da Educação Integral. O equipamento que atende cerca de 500 crianças e adolescentes, após reflexão e planejamento, passa a repensar os tempos (ciclos e duração das atividades), espaços, agrupamentos, aprendizagens e métodos de avaliação que estruturam a organização, orientando sua oferta educativa a partir de um percurso que articula os programas de Cultura, Esporte Educacional e Multiletramentos, e focado no desenvolvimento de aprendizagens a partir de projetos.

Confira o documentário produzido em 2018 sobre a Estação Conhecimento de Arari e seu PPP.

Em parceria com a Fundação Vale, a Cidade Escola Aprendiz apoia desde 2019 a realização do Projeto Político Pedagógico (PPP) da Estação Conhecimento de Brumadinho em Minas Gerais, a partir das concepções de Educação Integral e Território Educativo. Nos dois anos de projeto, foi realizado um ciclo formativo visando orientar a oferta educativa da Estação Conhecimento (EC) para promoção do desenvolvimento integral de crianças e adolescentes; qualificar o atendimento aos educandos e famílias; e articular a oferta socioeducativa da EC Brumadinho com as comunidades do entorno, fortalecendo a rede de aprendizagem local. No ano de 2020, foram formados 43 educadores(as) e gestores(as) da instituição. Também teve início a elaboração dos cadernos de apoio voltados para o Esporte Educacional e sobre Educação Integral e Organizações Sociais.

Em parceria com a Fundação Vale, a Cidade Escola Aprendiz apoia a realização do Projeto Político Pedagógico (PPP) da Estação Conhecimento de Serra no Espírito Santo. A formação de 47 educadores(as) e gestores(as) em 2020 busca fortalecer as concepções de Educação Integral e Território Educativo assim como o papel das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) na proteção integral de crianças, adolescentes e jovens. Esse processo prevê ainda a estruturação da pesquisa-ação que fornecerá subsídios para a cocriação e redação do documento final.

Com o objetivo de apoiar educadores(as) das Estações Conhecimento de Arari (MA), Brumadinho (MG), Serra (ES), Marabá e Tucumã (PA) na implementação de estratégias do trabalho educativo remoto a ser realizado com as famílias dos(das) educandos(as), instrumentalizando as famílias com atividades educativas que possam ser realizadas no período de isolamento e prevenção à COVID-19, a Cidade Escola Aprendiz realizou, em parceria com a Fundação Vale o LabEC 2020. Reunindo gestores(as) e equipes multidisciplinares das organizações sociais que atendem, na perspectiva da Educação e Proteção Integral, centenas de crianças, adolescentes e suas famílias, os encontros virtuais buscaram fortalecer o trabalho em rede, fomentando que as Estações Conhecimento sejam reconhecidas por suas práticas educativas inovadoras.

Buscando fortalecer a estratégia de Participação Social do Programa Suzano de Educação, a Cidade Escola Aprendiz realizou no segundo semestre de 2020 a formação dos(as) gestores(as) de território do programa que atuam em 28 municípios brasileiros. Com um plano formativo que contempla os conceitos e práticas de Educação Integral e Território Educativo, o objetivo é que famílias e comunidades sejam mobilizadas e engajadas a participar do processo educativo de crianças, adolescentes e jovens nesses territórios. Além da formação, o Educação e Território apoiou o planejamento da estratégia de Participação Social para os próximos dez anos, nos diferentes contextos de implementação.

Criado como um dos primeiros sites de educação do Brasil, o Portal Aprendiz produz e dissemina, há mais de duas décadas, conteúdos sobre Educação, Direitos Humanos e Cidade. Dentre as suas reportagens, há experiências, pessoas, organizações e políticas públicas que fazem dos territórios lugares mais educadores, inteligentes, sustentáveis, criativos, inclusivos e democráticos.

Especial

Territórios, comunidades e a infância em quarentena

Territórios, comunidades e a infância em quarentena

O Programa Educação e Território, por meio do Portal Aprendiz, ao longo de 2020 reuniu e difundiu informações sobre comunidades, territórios vulneráveis e ocupações que estão recebendo doações de recursos no Brasil. Além de divulgar ações de apoio às comunidades e territórios na pandemia, o portal produziu conteúdos voltados para a infância e a quarentena, como por exemplo, a escuta das crianças durante o isolamento social.

Eventos

Em 23 de setembro, o Educação e Território – programa da Cidade Escola Aprendiz – com o apoio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), por meio do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD), promoveu o webinário Territórios Educativos: Intersetorialidade em Tempos de Crise. Agentes das áreas de Educação, Saúde e Assistência Social de diferentes territórios de São Paulo trouxeram perspectivas de como o trabalho intersetorial assegura direitos de crianças e adolescentes, especialmente em períodos de crise como a pandemia.

A Fundação Vale, em parceria com as Estações Conhecimento e a Cidade Escola Aprendiz, promoveu um webinário que debateu a Educação Integral e a garantia de direitos de crianças e adolescentes, nos dias 10, 17 e 24 de novembro e 1º de dezembro. Realizado virtualmente, o evento contou com a presença de especialistas da área de Educação e de Cultura. Voltado para educadores(as) das Estações Conhecimento, o webinário buscou refletir sobre o papel das organizações sociais no desenvolvimento integral de crianças, adolescentes, jovens e famílias. Além disso, o evento marcou o lançamento do Projeto Político Pedagógico da Estação Conhecimento de Brumadinho (MG) e do Currículo da Estação Conhecimento de Arari (MA).

De 10 a 12 de fevereiro, aconteceu na capital paulista a Oficina de Pactuação do Programa Suzano de Educação – fruto de uma parceria da Comunidade Educativa CEDAC com a empresa Suzano e 23 municípios de 5 estados brasileiros. O segundo dia do evento contou com a presença da diretora-executiva da Cidade Escola Aprendiz, Natacha Costa, que apresentou para secretários e técnicos de educação do Espírito Santo, Bahia, Maranhão, Mato Grosso do Sul e São Paulo o painel “Territórios Educativos e a efetivação do direito à Educação”, inspirado no Educação e Território, programa da organização.

Representado pela coordenadora de programas da Cidade Escola Aprendiz, Raiana Ribeiro, o programa Educação e Território participou do seminário O que o Teatro para as Infâncias e Juventudes pode aprender, promovido pelo Movimento de Teatro para as Infâncias e Juventudes (MOTIJ). O tema do debate, que aconteceu em 17 de agosto, foi “Educação Integral e Cultura de Rede”, e contou também com a professora Lilian Amaral, do Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos da Universidade de São Paulo (Diversitas-USP).
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