O Programa Educação e Território é uma iniciativa da Cidade Escola Aprendiz que, por meio de projetos e experiências voltadas à integração entre comunidades, equipamentos públicos e escolas, apoia a constituição de Territórios Educativos e colabora para o desenvolvimento integral de todos e todas.
A partir dos conhecimentos e metodologias acumulados há mais de duas décadas de atuação do Bairro-escola, o programa defende a Educação Integral como instrumento de transformação social, e entende que ruas, bairros, comunidades, vilas e periferias são espaços feitos de oportunidades educativas que fortalecem o desenvolvimento local. Como estratégia para ampliar a presença do tema na agenda pública do país, a iniciativa identifica e apoia políticas públicas e leva a concepção de Territórios Educativos a eventos, fóruns e outros espaços de discussão. O Educação e Território ainda articula representantes de organizações da sociedade civil, coletivos e do poder público de diferentes setores – Educação, Saúde, Cultura e Assistência Social – em ações de incidência e processos formativos que buscam fortalecer as cidades como territórios educativos.
202
gestores(as), professores(as) e educadores(as) formados(as)
6
formações
realizadas
4,9 milhões de pessoas alcançadas no Facebook
797
mil visualizações de páginas no Portal Aprendiz
77.650
visualizações de páginas no Educação e Território
567
mil usuários únicos no Portal Aprendiz
45.085
usuários únicos no Educação e Território
O Programa Educação e Território atua diretamente com instituições que trabalham com crianças, adolescentes e jovens no processo de elaboração e revisão de seus Projetos Político Pedagógicos (PPPs). Por meio de uma metodologia participativa, as organizações e equipamentos têm a oportunidade de qualificar sua oferta educativa à luz dos conceitos e práticas de Educação Integral e Território Educativo.
Após a cocriação em 2018 do Projeto Político Pedagógico (PPP) da Estação Conhecimento de Arari, município maranhense, a Cidade Escola Aprendiz realizou no ano de 2019 a formação com educadores(as) do equipamento, visando em 2020 à construção de um currículo alinhado aos conceitos do PPP. A iniciativa da Fundação Vale contou com a parceria da Fundação Gol de Letra, do Instituto Catalisador e do Instituto de Estudos Sociais e Terapias Integrativas (Iesti) na realização de laboratórios formativos para ampliar o repertório dos(as) educadores(as) sobre as linguagens ofertadas, apresentando a esse público ferramentas e instrumentais para consolidar as práticas pedagógicas na perspectiva da Educação Integral. O equipamento que atende cerca de 500 crianças e adolescentes, após reflexão e planejamento, passa a repensar os tempos (ciclos e duração das atividades), espaços, agrupamentos, aprendizagens e métodos de avaliação que estruturam a organização, orientando sua oferta educativa a partir de um percurso que articula os programas de Cultura, Esporte Educacional e Multiletramentos, e focado no desenvolvimento de aprendizagens a partir de projetos.
Confira o documentário produzido em 2018 sobre a Estação Conhecimento de Arari e seu PPP.
O Programa Educação e Território, por meio do Portal Aprendiz, ao longo de 2020 reuniu e difundiu informações sobre comunidades, territórios vulneráveis e ocupações que estão recebendo doações de recursos no Brasil. Além de divulgar ações de apoio às comunidades e territórios na pandemia, o portal produziu conteúdos voltados para a infância e a quarentena, como por exemplo, a escuta das crianças durante o isolamento social.