Centro de Referências em Educação Integral

O Centro de Referências em Educação Integral (CR) promove, desde 2013, a pesquisa, o desenvolvimento metodológico, o aprimoramento e a difusão gratuita de referências, estratégias e instrumentais que contribuam para o fortalecimento da agenda de Educação Integral no Brasil.

Para tanto, a iniciativa investe em incidência, mobilizando e articulando atores-chave, temas e fóruns estratégicos, apoiando as redes municipais e estaduais na formulação, avaliação e gestão de políticas de Educação Integral. O programa é coordenado pela Cidade Escola Aprendiz em parceria com o Instituto Alana, Itaú Social, Centro Integrado de Estudos e Programas para o Desenvolvimento Sustentável (CIEDS), AVANTE – Educação e Mobilização Social, Centro de Educação e Documentação para Ação Comunitária (Comunidade Educativa – CEDAC), Cenários Pedagógicos, British Council, Instituto Rodrigo Mendes, MAIS – Movimento de Ação e Inovação Social, Instituto Península, Fundação Vale, Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), Oi Futuro, Fundação SM, Fundação Gol de Letra, Unicef, Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) e as consultoras Pilar Lacerda, Cristiana Berthoud e Cleuza Repulho. Além disso, o Centro de Referências em Educação Integral conta com a chancela da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Saiba mais

Principais Resultados

3.712
gestores(as) e
professores(as)
formados(as)

13 formações
presenciais e a distância desenvolvidas

10.565
pessoas impactadas diretamente pelos projetos

6
milhões de pessoas alcançadas no Facebook

75
mil conteúdos compartilhados

3,9
milhões de visualizações de páginas no site

2,6
milhões de usuários únicos no site

Destaque

Atuação do CR:
Educação Integral e a Pandemia

Em 2020, atravessados pela pandemia de COVID-19 desde março, o Centro de Referências em Educação Integral empenhou-se em construir – em colaboração com os parceiros das iniciativas em curso – as melhores saídas para garantir a continuidade dos trabalhos e, sobretudo, assegurar a relevância e o sentido do que é produzido pelo programa.

Criança estudando em casa

Imersos em uma realidade completamente atípica, acompanhamos de perto o agravamento das desigualdades e seus impactos na educação brasileira.

Vimos as escolas suspenderem as atividades presenciais e acompanhamos o esforço dos(as) professores(as) na tentativa de garantir o direito à educação de todos e todas.

Ao lado das redes, testemunhamos a ausência de uma coordenação nacional que fosse capaz de articular atores e enfrentar os desafios que se apresentavam em estados e municípios.

Pautados pela compreensão de que os pilares e práticas da Educação Integral endereçam respostas efetivas aos desafios impostos à educação brasileira na pandemia, nos lançamos de forma articulada a um processo de estruturação e mobilização de caminhos capazes de contribuir com escolas, redes e territórios neste momento único da história.

A atuação do CR em 2020, assim como nos anos anteriores, esteve pautada em duas frentes de trabalho: Pesquisa e Desenvolvimento Metodológico e Articulação e Incidência. A primeira está ligada ao desenvolvimento, experimentação e testagem de metodologias de formação que viabilizem a implementação de políticas de educação integral em redes públicas de ensino. Já a segunda, pauta sua atuação na sistematização e difusão das iniciativas desenvolvidas pelo CR em campo e, também, aquelas produzidas no cotidiano de escolas e redes do país, de modo a torná-las públicas. É a partir desse conjunto de ações que o CR busca assegurar a contribuição da Educação Integral ao direito à educação no Brasil.

Projetos

Criado em 2017, na cidade de São Paulo, o Fórum de Educação Integral para uma Cidade Educadora (Feice) tem como objetivo ser um espaço de articulação e mobilização de ações em prol da Educação Integral no município. A Cidade Escola Aprendiz participa do grupo de coordenação do Feice levando seus acúmulos e contribuições às experiências e políticas públicas. Em 2020, o Fórum realizou importantes discussões na rede sobre as perspectivas da Educação Integral frente aos desafios promovidos pela pandemia de COVID-19. Sua principal estratégia foi a realização do curso de extensão “O papel da Educação Integral em tempos de pandemia”, em parceria com a Escola do Parlamento e a Faculdade de Educação da USP (FEUSP).

A Cidade Escola Aprendiz assumiu desde 2018, em parceria com a Ashoka e a Fundação Telefônica Vivo, a facilitação do Movimento de Inovação na Educação (MIE), cujo objetivo é apoiar organizações educativas brasileiras inovadoras, fortalecendo a produção e a troca de conhecimento entre elas. O Movimento articula redes como Inova Escola, programa da Fundação Telefônica Vivo; Escolas Transformadoras, projeto da Ashoka e Instituto Alana; Criativos da Escola, projeto do Instituto Alana; escolas e organizações do Mapa de Inovação e Criatividade na Educação Básica do Ministério da Educação (MEC); e educadores de referência no tema em todo Brasil. Essa iniciativa conta com uma plataforma que possibilita a divulgação, articulação e mobilização das organizações educativas inovadoras no país.

Em parceria com o Instituto Arapyaú e a Secretaria Municipal de Educação de Uruçuca, o projeto busca apoiar a elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP) das escolas do Centro Integrado de Educação Integral (CIEI) em Serra Grande-Uruçuca (BA). Com continuidade prevista em 2021, o objetivo é criar um espaço integrado de Educação Básica de forma participativa com a comunidade local e orientado pela concepção de Educação Integral. Em 2020, foram realizados ciclos formativos para 162 profissionais da educação e comunidade local para a elaboração do PPP do CIEI, primeira escola pública sustentável do Brasil.

Em parceria com a Fundação SM e o Instituto Anísio Teixeira (IAT) - órgão da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), o projeto tem como objetivo realizar a formação das equipes técnicas e gestoras das escolas de tempo integral dos municípios baianos. Em 2020, foram realizados ciclos formativos para 714 profissionais que compõem as equipes gestoras dessas escolas e equipes técnicas da SEC e IAT.

Iniciativa da Fundação Vale, o projeto tem como objetivo fortalecer a política pública de educação do município da Serra, no Espírito Santo, a partir do apoio à gestão local no processo participativo de revisão curricular. Com o início da pandemia e a suspensão das aulas presenciais, a iniciativa reorientou suas estratégias para apoiar a rede na implementação do trabalho pedagógico remoto. Alinhados aos fundamentos da Educação Integral, os processos formativos contemplaram em 2020, ao todo, 254 profissionais das escolas. Como resultado, foram sistematizados os planejamentos pedagógicos, que podem ser acessados no site Educação Integral na Serra.

Em 2019, iniciamos a formação sobre concepção de Educação Integral para 80 profissionais da educação (professores, orientadores pedagógicos, equipes técnicas) da Secretaria Municipal de Educação de São José dos Campos. As ações do ciclo formativo que tiveram continuidade em 2020 são: assessoria na escrita do Caderno Introdutório do Currículo da Rede Municipal de Educação de São José dos Campos; assessoria para a construção de um plano de trabalho para elaboração e implantação da Proposta Metodológica da Jornada Ampliada das Escolas de Formação em Tempo Integral (Efetis) e a formação com a equipe de orientadores pedagógicos.

Iniciativa do SESI , o ACESSE é voltado para a Educação Básica e parte da arte contemporânea para promover inovação pedagógica e apoiar a implementação do STEAM nas escolas da rede SESI. O programa atua na formação de professores do Ensino Médio de todas as áreas do conhecimento das redes regionais do SESI de 10 estados (AL, BA, CE, ES, GO, MG, PA, RJ, RS, SC) no país. Envolvendo 12 escolas e 73 agentes educativos, o ACESSE tem como resultado o desenvolvimento de 11 videoaulas; um acervo de materiais com 3 publicações e 20 conteúdos digitais; customização e alimentação de plataforma virtual para viabilização da formação em EAD.

Em parceria com o Itaú Social, Ashoka e Faculdade da Educação da USP, o Escolas2030 é um programa global de pesquisa-ação que busca criar novos parâmetros para a avaliação da aprendizagem com base na prática da Educação Integral e transformadora, com vistas a garantir o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS4). Com duração prevista de 10 anos (2020 a 2030), o programa envolve, ao todo, 1.000 organizações educativas, sendo 100 em cada um dos 10 países participantes. No Brasil, o primeiro ano de implementação contou com a participação de 42 municípios de 20 estados das 5 regiões do país. Os principais resultados do projeto são: a mobilização e articulação de 123 organizações educativas do programa; a formação a distância de 269 cursistas (gestores(as), professores(as)/educadores(as), incluindo uma secretária municipal de Educação).

O projeto Rotas e Redes Literárias (RRL), iniciativa da Fundação Vale, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação do Maranhão e a Cidade Escola Aprendiz, por meio do Centro de Referências em Educação Integral, tem como objetivo a formação de professores(as) para que desenvolvam e implementem estratégias participativas que garantam o direito à leitura e à literatura dos estudantes. Atuando com 11 escolas de Ensino Médio dos municípios de São Luís, Bacabeira, Santa Rita e Arari, o RRL propõe um processo participativo para estruturação de Salas de Leitura, acervo literário e organização de processos de gestão democrática do espaço. Desde 2019, trabalhando a partir de dois polos (Polo Interior e Polo Capital), os resultados do projeto em 2020 foram a participação de 80 membros da comunidade escolar – professores(as), gestores(as) e estudantes – em processos formativos para a definição do mobiliário de leitura, ampliação do acervo de livros das escolas e práticas de dinamização do acervo.

Na cidade de Santa Rita, no Maranhão, o projeto Rotas e Redes Literárias (RRL) – iniciativa da Fundação Vale, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a Cidade Escola Aprendiz, por meio do Centro de Referências em Educação Integral, atua na elaboração e implementação de estratégias participativas de promoção do livro, da leitura e da literatura. Para isso, o projeto atua na equipagem das 62 escolas municipais com doação de mobiliário e acervo literário, e na formação de gestores(as) e educadores(as) em práticas de mediação de leitura. Com continuidade prevista para 2021, em 2020 a principal ação foi a formação a distância de 120 educadores e educadoras.

Na cidade de Açailândia, no Maranhão, o projeto Rotas e Redes Literárias (RRL) – iniciativa da Fundação Vale, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a Cidade Escola Aprendiz, por meio do Centro de Referências em Educação Integral, atua na equipagem das escolas com mobiliário e acervo literário, e na formação de gestores(as) e educadores(as) para promoção da leitura e da literatura nas escolas. Em 2020, o principal resultado do projeto é a formação a distância em mediação de leitura de 65 educadores(as), funcionários(as) das bibliotecas municipais e gestores(as) da Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Cultura.

O curso “A escola que temos e a escola que queremos: enfrentamento da violência e do bullying nas escolas” é fruto de uma parceria do Canal Futura com o SESI, a partir da iniciativa Jornada Paz nas Escolas, que integra uma série de ações desenvolvidas com as escolas SESI São Paulo no intuito de colaborar para a construção de caminhos para uma Cultura de Paz. O conteúdo foi desenvolvido em parceria com a Cidade Escola Aprendiz, a Associação Palas Athena e a ASEC – Associação pela Saúde Emocional de Crianças. Os principais tópicos dessa formação são: “Violência e bullying nas escolas: possíveis causas, tipos, efeitos, estratégias de prevenção e redução”; “Diferentes formas de participação das famílias e comunidade em geral na escola”; “Saúde emocional de professores e estudantes: convivência saudável, escola acolhedora, habilidades socioemocionais”; “Enfrentamento do bullying e da violência nas escolas: diálogo e escuta ativa”; “Construção de tecnologias de convivência”; “Mediação de conflitos”; “Cultura de paz”.​ Em 2020, o curso, que é um EAD autoinstrucional, formou cerca de 1.500 educadores e educadoras.

Em parceria com o Itaú Social, a Cidade Escola Aprendiz apoia a revisão do Projeto Político Pedagógico (PPP) do Centro de Educação Popular (CEDEP), organização da sociedade civil, localizada em Florianópolis (SC), que atende cerca de 320 crianças e adolescentes. Replanejado para ocorrer de maneira remota com 37 educadores(as) e gestores(as) da instituição, o processo formativo articula os fundamentos da Educação Integral e do Território Educativo com os elementos que irão compor o novo PPP.

Publicações e Especiais

Nossas publicações e especiais produzidos em 2020 reforçaram o papel da Educação Integral frente aos desafios impostos pela pandemia de Covid-19. Com escolas, redes e territórios imersos em uma crise sem precedentes, acompanhamos de perto o agravamento das desigualdades e seus impactos na educação brasileira. Dentre os conteúdos produzidos, destacam-se como educadores(as) e gestores(as) de várias regiões do Brasil trabalharam para garantir os direitos de crianças, adolescentes e jovens; as estratégias adotadas pelos municípios para reorganizar o trabalho docente a fim de manter os estudantes em contextos de aprendizagem e assegurar o vínculo com as famílias; e a importância de um trabalho intersetorial que articule estratégias e ações de proteção integral nos territórios.

Currículo e Educação Integral na Prática: caminhos para a BNCC de Ciências Naturais

Currículo e Educação Integral na Prática: caminhos para a BNCC de Ciências Naturais

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Em parceria com o British Council, e a colaboração de professores(as) da área, o 5º Caderno da coleção Currículo na Educação Integral oferece referências teóricas e práticas para a consolidação de subsídios à escrita curricular na área de Ciências Naturais e seus componentes, de forma coletiva e contextualizada, em cada rede de ensino. Nesse sentido, buscamos um ensino de Ciências Naturais que, ancorado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e orientado pelos princípios da Educação Integral, articule a construção de conhecimento com os saberes e potenciais educativos do território.

Avaliação na Educação Integral: elaboração de novos referenciais para políticas e programas

Avaliação na Educação Integral: elaboração de novos referenciais para políticas e programas

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A publicação foi desenvolvida em parceria entre a Cidade Escola Aprendiz e a MOVE Social, com apoio do Itaú Social, e busca oferecer um referencial teórico-prático de avaliação para a Educação Integral no contexto brasileiro.

Educação em Quarentena: mapa interativo mostra como anda a educação pública no país em tempos de pandemia

Educação em Quarentena: mapa interativo mostra como anda a educação pública no país em tempos de pandemia

No final de março, o Centro de Referências em Educação Integral lançou a plataforma Educação em Quarentena, um mapa interativo que identificava a situação das redes públicas de educação pelo Brasil durante o período de isolamento social. O especial apresentou ainda uma cobertura completa com reportagens e artigos que aprofundam o papel da Educação Integral em tempos de crise.

Práticas Inovadoras para o Ensino Médio

Práticas Inovadoras para o Ensino Médio

Desenvolvido pelo Centro de Referências em Educação Integral em parceria com o Oi Futuro – instituto de inovação e criatividade da Oi –, o especial Práticas Inovadoras para o Ensino Médio chega a sua segunda edição. Lançado no dia 29 de abril de 2020, no webinar da série Papo de Futuro sobre o tema “Educação Integral: práticas inovadoras para o Ensino Médio”, esse material é voltado para professores(as) e gestores(as) escolares e foi estruturado para preparar sujeitos críticos e autônomos em um mundo cada vez mais digital.

Práticas Inovadoras para o Ensino Médio

Campanha #ReviravoltaDaEscola

No dia 27 de novembro, foi lançada a campanha #ReviravoltaDaEscola, uma iniciativa de organizações da sociedade civil, entre elas o Centro de Referências em Educação Integral (CR), dispostas a refletir de forma crítica sobre os aprendizados vivenciados no contexto da pandemia; oferecendo apoio a redes, escolas e territórios para que repensem formas de atuação. Transmitido pelo canal do YouTube e página do Facebook do CR, o lançamento contou com a presença de especialistas e educadoras, como Helena Singer, vice-presidente da Ashoka para América Latina; Tereza Perez, diretora-presidente da Comunidade Educativa CEDAC ; Consuelo Almeida, gestora do CMEI Pio Bittencourt; Cristiana Berthoud, secretária de Educação da Estância Turística de Tremembé; e Pilar Lacerda, então diretora da Fundação SM Brasil, que foi a mediadora do evento. Confira a live de lançamento na página do Facebook do Centro de Referências.

Eventos

Promovido pela Fundação SM com apoio de diversas organizações e iniciativas – entre elas, o Centro de Referências em Educação Integral –, o seminário aconteceu de forma totalmente online em 2020 e foi transmitido pelo Facebook e canal no YouTube da Fundação SM. A série de encontros a distância buscou abordar perspectivas para o processo de organização das redes, entendendo os fundamentos da Educação Integral como elementos que podem ajudar a viabilizar o direito à educação. Norteado pelo tema “Como ensinar e aprender neste período de pandemia: qual o papel da educação integral?”, o conjunto de eventos online que constituíram a 6ª edição do Siei foi resultado de um processo participativo, que envolveu educadores(as), estudantes e gestores(as), além de representantes de organizações sociais.

Entre os meses de maio e dezembro, o Centro de Referências em Educação Integral desenvolveu com cerca de 35 municípios brasileiros o Diálogo Solidário entre Redes. Com encontros virtuais semanais, a iniciativa tem como objetivo fomentar a troca e o compartilhamento de estratégias de gestão e pedagógicas que vêm sendo implementadas durante a pandemia por essas redes de educação.

Em 7 de julho, o Centro de Referências em Educação Integral (CR) realizou o debate virtual “Avaliação na Educação Integral – Caminhos e perspectivas da avaliação educacional no Brasil”. O encontro foi pautado pela publicação “Avaliação na Educação Integral: elaboração de novos referenciais para políticas e programas” produzida pelo Centro de Referências, em parceria com MOVE Social e Itaú Social . O encontro pode ser visualizado pelo canal do YouTube e também pela página do Facebook do CR.

Em 30 de julho, foi lançado o Projeto Político Pedagógico (PPP) do Centro Integrado de Educação Integral (CIEI) de Serra Grande, escola localizada no município de Uruçuca, na Bahia. A partir de uma parceria entre o Centro de Referências e o Instituto Arapyaú, o processo formativo culminou na elaboração do documento, que contou com a participação ativa da comunidade local e da Secretaria Municipal de Educação, além de professores(as) e gestores(as).

Em 28 de setembro, foi lançado o site do programa Escolas2030, que traz informações sobre novos parâmetros para a avaliação da aprendizagem com base na prática da Educação Integral e Transformadora. O lançamento ocorreu a partir de um webinário entre as escolas participantes do programa e os convidados Valmira Ribeiro dos Santos, da Escola Comunitária Luiza Mahin (BA); Maria do Socorro Figueiredo, da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte; Ana Rosa Calado, do Engajamundo; Elton Lopes, da EE Alan Pinho Tabosa; e contou com mediação de Helena Singer, da Ashoka.

No dia 5 de outubro, foi lançado o curso de Educação Integral para as escolas de tempo integral do estado da Bahia e redes municipais que atuam em regime de colaboração. O evento online contou com a participação do secretário de Educação do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues; da diretora-geral do Instituto Anísio Teixeira (IAT), Cybele Amado; da então diretora da Fundação SM, Pilar Lacerda; e da diretora-executiva da Cidade Escola Aprendiz, Natacha Costa. Na ocasião, também foi abordado de que forma a Educação Integral pode responder às demandas educacionais impostas pela pandemia de Covid-19.

Em 20 de outubro, o British Council (BC) e o Centro de Referências em Educação Integral (CR) lançaram o Caderno de Ciências. Com a participação da cientista e biomédica Helena Nader, Luis Serrao (BC), Natália Campos e Natacha Costa (CR), a live discutiu o contexto do ensino de Ciências no Brasil, apresentando os principais desafios e oportunidades para a educação científica nas escolas do país.

No mês de novembro, tiveram início as formações online do projeto Rotas e Redes Literárias (RRL). Iniciativa da Fundação Vale , o RRL tem como objetivo promover o direito ao livro, à leitura e à literatura na rede estadual de educação do Maranhão. No dia 16 de novembro, a convidada da formação “Território Leitor: práticas de mediação da leitura na escola", direcionada para escolas do Ensino Médio, foi a escritora e ficcionista Conceição Evaristo.

A educação pressupõe integrar a escola à cidade, promovendo a aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades além dos muros das unidades escolares. É a partir dessa perspectiva de educação que a diretora-executiva do Aprendiz, Natacha Costa, falou no painel "A cidade é uma escola”, no Seminário Internacional SESI de Educação – Construindo Escolas e Cidades Inteligentes, que aconteceu no dia 6 de março, no Pavilhão da Bienal de São Paulo. Participaram também desse painel a educadora e ex-secretária de Educação de Minas Gerais, Macaé Evaristo; a ministra de Inovação e Cultura do Governo da Província de Santa Fé, Chiqui Gonzalez; e a então diretora da Fundação SM Brasil, Pilar Lacerda, que atuou como moderadora. Após o seminário, a diretora do Aprendiz concedeu ainda uma entrevista ao Estadão Educação para falar de que forma as crianças e adolescentes de hoje podem contribuir para um futuro melhor em suas comunidades.

A diretora-executiva do Aprendiz, Natacha Costa, participou das jornadas pedagógicas de Alto do Rodrigues e Macaíba, municípios do Rio Grande do Norte, conversando com os(as) gestores(as) e professores(as) dessas redes sobre Currículo na Educação Integral. Em Alto do Rodrigues, a jornada ocorreu na Escola Municipal Francisco de Oliveira Melo e o tema foi “Refletindo a ação pedagógica na garantia do direito de aprendizagem". Já em Macaíba, o evento aconteceu no Centro de Convivência Pax Club e abordou o tema “Educação integral, democrática e inclusiva: escolas e cidades para todos”. O objetivo foi discutir sobre os desafios da educação pública no Brasil e novas perspectivas para a educação no município.

“Como a escola pública pode atravessar a pandemia?” A diretora-executiva da Cidade Escola Aprendiz, Natacha Costa, participou desse episódio do podcast Amplitudes, do Instituto Tomie Ohtake, ao lado de Zilene Trovão, gestora escolar da rede municipal de Manaus. Entrevistadas por Pedro Costa, as especialistas discorrem sobre os impactos e desafios que a pandemia de Covid-19 e o necessário isolamento social impõem à educação pública no Brasil.

A convite do Instituto Votorantim , a diretora da Cidade Escola Aprendiz, Natacha Costa, participou do webinário “Parceria pela Valorização da Educação (PVE)”. Voltado para secretários e secretárias de Educação, o debate focou no papel da Educação Integral em tempos de crise e foi mediado pelo professor Carlos Sanches. A gravação pode ser acessada no canal da PVE no YouTube.

Com o tema "Educação Integral, Território e Pandemia: e agora?", a diretora-executiva da Cidade Escola Aprendiz, Natacha Costa, mediou em 23 de julho o debate promovido pelo Conexão Felipe Camarão. Participaram da conversa Helena Singer, da Ashoka, representando o Movimento de Inovação na Educação; Lia de Itamaracá, cirandeira mestra de tradição da cultura brasileira; e Vera Santana, representante do Conexão Felipe Camarão

Em 24 de julho, foi realizada a palestra de abertura do 5º Seminário de Educação Integral de Vila Velha, ministrada pela diretora-executiva da Cidade Escola Aprendiz, Natacha Costa. Com a temática “Educação Integral no contexto de pandemia: qual o seu papel para a formação humana?", a semana contou ainda com a participação de uma palestra da articuladora institucional do Aprendiz, Agda Sardenberg.

A diretora-executiva da Cidade Escola Aprendiz, Natacha Costa, participou como palestrante, em 7 de agosto, da aula aberta sobre Desafios e Perspectivas para a Educação Integral, do curso de extensão universitária "Políticas Educacionais em Tempos de (Pós)-Covid-19: Perspectivas Crítico-Esperançosas", iniciativa da Escola do Parlamento em parceria com a Faculdade de Educação da USP (FEUSP).

O Centro de Referências em Educação Integral participou, em 15 de agosto, de mais um evento promovido pelo movimento Ocupa a Cidade 2020. Representado pela diretora-executiva, Natacha Costa, o programa foi um dos proponentes do debate “Territórios Pulsantes: boas práticas”, divulgando ações e atuações dos coletivos e territórios, que também envolveu Pilar Lacerda, Tereza Herling e Marcele Mendes.

Em 17 de agosto, a diretora-executiva da Cidade Escola Aprendiz, Natacha Costa, participou de uma live promovida pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Almirante Tamandaré, no Paraná. Voltado para profissionais de educação, o encontro teve como tema focal o papel do educador na perspectiva da Educação Integral.

Ao lado de Jaqueline Moll, a diretora-executiva da Cidade Escola Aprendiz, Natacha Costa, participou de uma live promovida pela Secretaria de Educação de Presidente Prudente, município de São Paulo, representando o Centro de Referências em Educação Integral. Organizado em 17 de agosto, o encontro virtual promoveu o debate sobre “Educação Integral como perspectiva de integralidade no pós-pandemia”.

Em 18 de agosto, Natacha Costa, diretora-executiva da Cidade Escola Aprendiz, participou de uma palestra virtual promovida pelo Instituto Alana sobre “O papel da aprendizagem ao ar livre no planejamento da reabertura escolar”. O encontro pode ser assistido na página do Programa Criança e Natureza no Facebook.

Trazendo o tema "Direito à educação em tempos de pandemia", a diretora-executiva da Cidade Escola Aprendiz, Natacha Costa, ministrou, pelo Centro de Referências em Educação Integral , uma aula para o Grupo de Trabalho (GT) São Paulo Educadora, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Jaçanã/ Tremembé, em 19 de agosto. Também, participou dessa aula Eleilson Leite, coordenador de Cultura da OSC Ação Educativa.

A diretora-executiva da Cidade Escola Aprendiz, Natacha Costa, participou em 26 de agosto do webinário O Reposicionamento da Escola , que integrou o WECON Webinars Brasil 2020, evento promovido pelas Conferências Mundiais de Educação (World Education Conferences). Na ocasião, Natacha falou sobre o tema “Escola-Família: Redesenhando a Escola”. Também, estiveram presentes George Bento Catunda, gerente-geral de Educação Profissional da Secretaria de Educação Estadual de Pernambuco; e Tatiany Barreto de Freitas, coordenadora pedagógica da EMEF Presidente Nilo Peçanha, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Freguesia/Brasilândia, na zona norte de São Paulo.

A partir da integração entre escola e comunidade, iniciada há duas décadas pela União de Núcleos, Associações dos Moradores de Heliópolis e Região (UNAS) e a EMEF Campos Salles (integrante do Movimento de Inovação na Educação – MIE), o Bairro Educador de Heliópolis vem se expandindo e se constituindo como um importante centro de desenvolvimento de concepções e práticas pedagógicas inovadoras, que inspiram muitas outras experiências no Brasil e no mundo. Em 28 de setembro, a diretora-executiva da Cidade Escola Aprendiz, Natacha Costa, participou da abertura do 11º Seminário de Heliópolis Bairro Educador – Esperançar em Tempos de Barbárie.

Como manter firme o vínculo entre os alunos, as famílias e as escolas em tempos de pandemia? A convite do Canal Futura, a diretora- executiva da Cidade Escola Aprendiz, Natacha Costa, participou em outubro de um bate-papo em torno desse tema ao lado de Roberta Panico, diretora de Desenvolvimento Educacional da Comunidade Educativa CEDAC, no programa Conexão.

Entidades de referência nas áreas da Saúde e da Educação, entre elas a Cidade Escola Aprendiz, lançaram no dia 19 de novembro o manifesto "Ocupar escolas, proteger pessoas, valorizar a educação”. Elaborado pela Avante – Educação e Mobilização Social e a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) em conjunto com outras 26 organizações, esse documento resume as bases de um trabalho significativo e inovador nas escolas, e que se propõe a ajudar o sistema educacional a encontrar soluções e alternativas para os desafios vividos com a pandemia. O evento de lançamento fez parte da segunda temporada da websérie Conexões.

A coordenadora de programas da Cidade Escola Aprendiz, Raiana Ribeiro, representando o Centro de Referências em Educação Integral, participou no dia 2 de dezembro do webinário internacional que lançou o Programa Skills for Prosperity e o Observatório para o Ensino da Língua Inglesa no Brasil, ambos iniciativas do governo britânico realizadas em parceria com a Fundação Lemann, Associação Nova Escola, Instituto Reúna e British Council Brasil. No evento, ao lado de outros especialistas, Raiana falou sobre o tema “Dados educacionais, informação e comunicação: experiências em plataformas online”. O foco do debate foi discutir, por meio de experiências com plataformas online, os desafios e perspectivas para que o conhecimento sistematizado possa apoiar práticas, pesquisas, tomada de decisão e políticas públicas na área.

Incidência

Novo Fundeb é aprovado com CAQ

O dia 25 de agosto de 2020 marcou uma vitória histórica para a educação pública do país! Foi aprovado, no Senado Federal, o Novo Fundeb. Essa é uma conquista das professoras, professores, estudantes e da sociedade civil que defendem o direito à educação e a uma escola pública de qualidade a todas e todos, sem exceção. A nova proposta garante uma complementação orçamentária por parte da União da ordem de 23% até 2026 – sendo 5% destinados especificamente para a Educação Infantil. A Emenda Constitucional (EC) 108/20 prevê ainda que o padrão mínimo de qualidade do ensino garantido pela União tenha como referência o Custo Aluno-Qualidade (CAQ). A Cidade Escola Aprendiz segue monitorando o processo de regulamentação do novo Fundo, buscando fortalecer a implementação de políticas públicas que efetivem o direito à educação e criem condições para o desenvolvimento e a proteção integral de crianças, adolescentes e jovens.

Assista ao vídeo das organizações dirigido ao STF.

Vitórias no litígio estratégico contra a agenda do movimento Escola sem Partido

A Cidade Escola Aprendiz compõe o grupo de organizações sociais e indivíduos coordenado pela Ação Educativa que tem atuado junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) nos processos que avaliam a legalidade da abordagem da questão de gênero e sexualidade nas escolas – vinculados à agenda do movimento Escola sem Partido. Até o momento, todas as Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs 5537, 5580, 6038) e Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF 457, 526, 467, 460, 461, 465 e 600) julgadas pelo STF derrubaram leis municipais que proibiam a abordagem da temática de gênero e orientação sexual em escolas, e estabeleceram que é dever do Estado brasileiro abordar gênero nas escolas como forma de prevenir a violência doméstica e o abuso sexual contra crianças e adolescentes.

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