Aluno Presente

O Aluno Presente desenvolve uma metodologia intersetorial para a garantia do direito à educação de crianças e adolescentes.

De 2013 a 2020, o programa se expandiu para mais de 40 municípios nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Pará e Espírito Santo, contribuindo para a identificação de um total de 44.756 crianças e adolescentes de 4 a 17 anos em situação de exclusão escolar, assim como para a (re)matrícula de 29.299 delas em diferentes municípios brasileiros. O objetivo do programa é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão.

Principais Resultados

municípios atendidos

2 comitês gestores
criados

gestores(as) formados(as)

alertas de crianças fora da escola ou em risco de evasão escolar identificadas

organizações da sociedade civil e instituições públicas articuladas

Destaque

Com apoio técnico da Cidade Escola Aprendiz, os municípios de Itapevi (SP) e Paulista (PE) — que integram o programa Melhoria da Educação do Itaú Social — implementaram a Busca Ativa Escolar para recuperar crianças e adolescentes fora da escola ou em risco de evasão. Trata-se de uma estratégia do Unicef que integra uma metodologia social e uma plataforma tecnológica disponibilizadas gratuitamente para estados e municípios brasileiros. Para saber mais, assista ao vídeo do projeto:

Projetos

O projeto Busca Ativa Escolar – desenvolvido em parceria com o Itaú Social – realizou 42 encontros de formação com os(as) agentes públicos(as) de Itapevi (SP) para assumirem as funções previstas pela metodologia, responsáveis por identificar, monitorar, pesquisar, visitar e atender os casos de crianças e adolescentes em situação de desvinculação escolar. O município avançou na formalização do plano de trabalho que institui o Comitê Gestor Intersetorial estruturado com base na metodologia da Busca Ativa Escolar do Unicef. Também, como parte da capacitação das equipes para a qualificação do trabalho direcionado à proteção integral de crianças e adolescentes, foi concluída a apresentação do diagnóstico socioterritorial para os municípios.

O projeto Busca Ativa Escolar – desenvolvido em parceria com o Itaú Social – realizou 37 encontros de formações com os(as) agentes públicos(as) de Paulista (PE), para assumirem as funções previstas pela metodologia responsáveis por identificar, monitorar, pesquisar, visitar e atender os casos de crianças e adolescentes em situação de desvinculação escolar. O município avançou na formalização do plano de trabalho que institui o Comitê Gestor Intersetorial estruturado com base na metodologia da Busca Ativa Escolar do Unicef. Também, como parte da capacitação das equipes para a qualificação do trabalho direcionado à proteção integral de crianças e adolescentes, foi concluída a apresentação do diagnóstico socioterritorial para os municípios.

A metodologia do Aluno Presente ganhou ainda maior escala por meio de uma parceria com a Fundação Vale, firmada em maio de 2020. O projeto Territórios em Rede tem como objetivo o enfrentamento da exclusão escolar, por meio de uma metodologia multidimensional de desenvolvimento territorial dos municípios de Marabá (PA) e Serra (ES). Em dezembro de 2020, deu-se início ao trabalho de campo para a identificação de crianças e adolescentes de 4 a 17 anos que estavam fora da escola ou em risco de evasão escolar nesses municípios.

Eventos

O evento de lançamento do projeto Busca Ativa Escolar em Paulista (PE) aconteceu em 12 de agosto de 2020 e contou com a participação do prefeito, Júnior Matuto. Na ocasião, o projeto recebeu o nome de Nenhum a Menos. Fruto de uma parceria entre Cidade Escola Aprendiz, Fundação Itaú Social e Unicef, a iniciativa é desenvolvida desde março no município pernambucano e também em Itapevi (SP), e segue se fortalecendo nos dois municípios, com a formação de grupos de trabalho intersetoriais e o início da mobilização da sociedade civil.