COMUNICAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO

Na Cidade Escola Aprendiz, a comunicação é reconhecida como uma das principais ferramentas de desenvolvimento e transformação social. O conhecimento que produzimos há 22 anos nas áreas de Educação e Direitos Humanos, com foco na infância e juventude, nos permite elaborar conteúdos e estratégias para articular, mobilizar, engajar e influenciar políticas públicas (advocacy) de forma aprofundada e inovadora. A frente de Comunicação para o Desenvolvimento apoia organizações sociais, coletivos, movimentos e empresas a reforçarem seu posicionamento a partir de uma efetiva comunicação de suas causas.

Saiba mais sobre a Comunicação para o Desenvolvimento aqui.

700
orientadores socioeducativos sensibilizados e mobilizados para a busca ativa de casos de trabalho infantil em espaços públicos de São Paulo
29,2 MILHÕES
pessoas alcançadas pela frente C4D no Facebook
1,3 MILHÃO
pessoas alcançadas pela Rede Peteca - Chega de Trabalho Infantil no Facebook
2,5 MILHÕES
usuários únicos nos sites
1,1 MILHÃO
visualizações de páginas no site da Rede Peteca - Chega de Trabalho Infantil
3,7 MILHÕES
visualizações de páginas nos sites da Fundação Telefônica Vivo
34,3 MIL
conteúdos compartilhados

DESTAQUES

Mais de 1 milhão de fãs no Facebook da Fundação Telefônica Vivo

Em 2018, a página do Facebook da Fundação Telefônica Vivo ultrapassou a marca de 1 milhão de seguidores, tornando-se uma referência no Terceiro Setor. Desde outubro de 2015, a Cidade Escola Aprendiz é responsável pela gestão e produção de conteúdo do site e das redes sociais da organização.

Coordenação colegiada do Fórum Paulista de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil

A Cidade Escola Aprendiz, que há mais de dois anos abriga a plataforma Rede Peteca – Chega de Trabalho Infantil, foi eleita em 2018 como uma das duas organizações da sociedade civil com vaga titular na coordenação colegiada do Fórum Paulista de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FPPETI). O grupo – que conta ainda com representantes do governo, dos trabalhadores, do empresariado e do sistema “S” – tem mandato até 2020 e visa mobilizar atores públicos e a sociedade como um todo em torno da agenda de proteção contra o trabalho precoce e promoção do trabalho decente. A eleição dá à Rede Peteca – Chega de Trabalho Infantil novas ferramentas institucionais para influenciar nas discussões sobre o trabalho infantil no estado de São Paulo.

PROJETOS

Chega de Trabalho Infantil

Rede Peteca – Chega de Trabalho Infantil

Gestão dos canais online institucionais da Fundação Telefônica Vivo

Pense Grande.Doc

Trilhas de Investigação

EVENTOS

Grupo Focal de Avaliação do Guia Passo a Passo de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil

Roda de conversa sobre Trabalho Infantil

PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS

II Congresso Internacional de Comunicação e Educação e VIII Encontro Brasileiro de Educomunicação

Lançamento da versão preliminar do Plano Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e de Proteção do Adolescente Trabalhador

Fórum Paulista de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FPPETI)

Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador

Audiência pública do Plano Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e de Proteção do Adolescente Trabalhador

CAMPANHAS

Copa sem Trabalho Infantil

A Rede Peteca, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e o aplicativo de transporte Cabify, e com o apoio da Sociedade Amigos da Vila Madalena (Savima), desenvolveu no período da Copa do Mundo a campanha Copa sem Trabalho Infantil. O objetivo foi sensibilizar os donos e frequentadores de estabelecimentos de regiões boêmias da cidade de São Paulo sobre a forma indicada de proteger as crianças vítimas de trabalho infantil. A iniciativa ganhou repercussão em mais de 30 veículos de imprensa. As principais ações da campanha foram:
- Distribuição de 960 cartazes e 15 mil flyers por bares e centros comerciais durante os jogos.
- Facilitação do acesso ao campo de denúncias de trabalho infantil no SP 156, com destaque nas buscas no Google e no próprio portal.
- Mobilização e sensibilização de cerca de 700 orientadores socioeducativos responsáveis por busca ativa de casos de trabalho infantil em espaços públicos de São Paulo.
- Divulgação da hashtag #chegadetrabalhoinfantil como código promocional do Cabify, nos meses de junho e julho.
- Divulgação de vídeo na Arena Corinthians durante partida entre Corinthians e Santos, no dia 6 de junho, com público de 27 mil pessoas.

Campanha Moda sem Trabalho Infantil

Durante a Fashion Week, na última semana de outubro, agentes da assistência social distribuíram cartilhas explicativas em oito escolas públicas de bairros com forte presença de confecções e mão de obra imigrante: Brás, Pari, Bom Retiro e Vila Guilherme, nas regiões central e norte de São Paulo. A estratégia foi atingir as famílias de imigrantes, de difícil acesso para a assistência, por meio dos alunos matriculados nessas escolas. Outro objetivo foi aproximar a assistência social da comunidade escolar, sensibilizando e capacitando educadores para identificar e informar casos de trabalho infantil. Para isso, a cartilha foi elaborada com a participação de coordenadores de CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social) em cada um dos territórios.

A campanha teve grande alcance de mídia: foi mencionada em mais de 50 matérias impressas e online. Essa inserção foi responsável pelo recorde histórico de audiência do site da Rede Peteca – Chega de Trabalho Infantil: 84.598 usuários em outubro, alta de 237% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

ADVOCACY

Canal de denúncia de trabalho infantil na Copa

Articulação para lançamento do livro “Tráfico de Drogas entre as Piores
Formas de Trabalho Infantil: mercados, famílias e redes de proteção social”