CIDADES EDUCADORAS

O programa Cidades Educadoras é uma iniciativa da Associação Cidade Escola Aprendiz que por meio de projetos e experiências voltados à integração entre comunidades, escolas e territórios, fomenta a constituição de iniciativas e políticas públicas que promovam cidades orientadas para o desenvolvimento integral de todas e todos. A partir dos conhecimentos e metodologias acumulados nos 22 anos de atuação do Bairro-Escola, o Cidades Educadoras também desenvolve projetos que possam criar referências para a constituição de territórios educativos no país, além de identificar e apoiar políticas públicas que contribuam com seu fortalecimento.

Saiba mais sobre o Cidades Educadoras aqui.

380
gestores, professores e
educadores formados
7 FORMAÇÕES
presenciais realizadas
64
organizações sociais, equipamentos urbanos e redes locais articuladas e mobilizadas
1,1 MILHÃO
visualizações de páginas no
Portal Aprendiz
250 MIL
crianças mobilizadas e participantes da Campanha Dia de Aprender Brincando
11,2 MILHÕES
pessoas alcançadas no Facebook
848,5 MIL
usuários únicos no Portal Aprendiz
4,7 MILHÕES
pessoas alcançadas com ações online de mobilização da campanha Dia de Aprender Brincando

DESTAQUES

Currículo da Cidade Educadora

A plataforma Currículo da Cidade Educadora é uma iniciativa da Cidade Escola Aprendiz que busca promover a cidade como Território Educativo. Organizado a partir do trabalho realizado durante dois anos em escolas do Butantã, Heliópolis e Fundão do Jardim Ângela, em São Paulo, a iniciativa mapeia potenciais educativos, visibiliza os saberes e a cultura local, e dissemina práticas pedagógicas que articulam escola e território. A plataforma digital é composta por práticas pedagógicas que articulam saberes locais e potenciais educativos, em prol da aprendizagem dos educandos e da transformação do território.

PROJETOS

Escola e a Cultura Local

Potenciais Educativos do Território Urbano

Revisão do Projeto Político Pedagógico - Estação Conhecimento de Arari (MA)

Projeto Ondas: apoio à revisão do Projeto Político Pedagógico e formação de educadores

Aprimoramento de práticas pedagógicas do CCA Educandário Dom Duarte - SP

Encontro Educação e Cultura: Tecendo Territórios Educativos

Seminário Arari: Cidade Educadora

PARTICIPAÇÕES EM EVENTOS

Seminário Territórios Educativos: cidade educadora e desenvolvimento

Formação de Agentes Socioambientais Urbanos

VIII Seminário Heliópolis, Bairro Educador - Para Organizar a Esperança

III Seminário de Educação Integral 2018

I Seminário do Fórum Educação Integral para Cidades que Educam de Santos

Seminário Latino-Americano Criança e Natureza 2018 – Cidades mais Verdes, Infâncias Urbanas

CAMPANHAS

Dia de Aprender Brincando

O Dia de Aprender Brincando é uma iniciativa global empreendida pela Unilever e a OMO, por meio do Project Dirt. No dia 17 de maio, em mais de 500 cidades espalhadas pelo território nacional, 1.746 escolas mobilizaram seus alunos para brincar e aprender fora da sala de aula. Essa foi a terceira edição da campanha, realizada no Brasil pela Cidade Escola Aprendiz. No total, mais de 1,7 milhão de crianças em mais de 110 países participaram da ação. Só no Brasil, 250.532 crianças brincaram e aprenderam ao ar livre.

Voltar para área de Programas