ALUNO
PRESENTE

Em 2018, o Aluno Presente passou a apoiar a implementação do programa “Busca Ativa Escolar: garantindo o direito à educação de meninos e meninas”, realizando atividades de assessoria e formação para gestores e técnicos de 27 dos 92 municípios do estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de garantir a inclusão e permanência de todas as meninas e meninos entre 4 e 17 anos de idade na escola. A iniciativa é uma parceria do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Instituto TIM. O objetivo do programa é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Ele é direcionado para a formação das equipes técnicas e gestores das secretarias municipais com o impacto direto sobre 2500 profissionais, com o objetivo de capacitá-los a realizar reinserção escolar e o acompanhamento das crianças e adolescentes.

Saiba mais sobre a Busca Ativa Escolar aqui.
27 MUNICÍPIOS
atendidos
125 ORGANIZAÇÕES
da sociedade civil e instituições
públicas articuladas
2.057 PESSOAS
formadas
6.848 ALERTAS
de crianças fora da escola
identificadas
25 COMITÊS
gestores criados

ALUNO PRESENTE E BUSCA ATIVA ESCOLAR

Atividades de assessoria e formação

Entre abril e dezembro de 2018, o projeto "Aluno Presente e Busca Ativa Escolar: garantindo o direito à educação de meninos e meninas" realizou atividades de assessoria e formação para os 27 municípios selecionados para o programa Busca Ativa Escolar, desenvolvido pelo Unicef. Os municípios estão em processo de elaboração dos fluxos de trabalho necessários ao atendimento eficiente às crianças e adolescentes fora da escola e em risco de evasão e suas famílias. A fim de municia-los com fundamentos de análise para a gestão pública, foi realizada a Formação do Painel de Indicadores Municipais direcionada aos profissionais das secretarias de Educação, Saúde, Assistência Social, conselhos tutelares, dentre outros, apresentando uma síntese de informações diagnósticas a respeito da sua realidade. Ao todo, em 2018, foram realizados 140 encontros de formação que beneficiaram 2.057 pessoas.

PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS

Reaching 10 Million Out of School Children