1.O Projeto

Desde 2007 a Associação Cidade Escola Aprendiz desenvolve projetos e parcerias na região do Jardim Ângela, Zona Sul de São Paulo. O foco principal destas ações é a aproximação entre pessoas e instituições dos bairros para discutirem e atuarem pela educação e pelos direitos das crianças e adolescentes.

Pensando em fortalecer o debate e as ações necessárias para o desenvolvimento integral e saudável da população mais jovem da região do Jardim Ângela, o Aprendiz iniciou, em outubro de 2014, o projeto “Fortalecimento dos Fóruns e Redes de Defesa da Criança e do Adolescente no Fundão do Jardim Ângela”. Para isso, o projeto identificou pessoas e instituições que atuam na região e propôs encontros formativos e rodas de conversa sobre a realidade das crianças e adolescentes, buscando contribuir para aproximação entre comunidade e equipamentos públicos, e o fortalecimento de uma rede integrada e diversificada que atue em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

“Fundão do Ângela”1, é o nome dado pelos próprios moradores à região localizada no extremo sul do Jardim Ângela, um dos distritos mais populosos e de maior vulnerabilidade socioeconômica da cidade de São Paulo.

Principais encontros realizados durante o projeto:

Encontro: Conselho Escolar

Data: 21/02/2015 – 24/03/2015 – 16/04/2015 – 16/06/2015 – 27/07/2015 – 24/08/2015
Local: EMEI Chácara Sonho Azul
Estes encontros tiveram como principal questão a importância do Conselho Escolar como espaço de integração entre escola e comunidade. Foram seis reuniões realizadas entre fevereiro e agosto de 2015, que trouxeram pontos importantes a respeito da responsabilidade compartilhada de comunidade e escola na garantia dos direitos das crianças e adolescentes.

Encontro: Meio Ambiente

Data: 06/03/2015
Local: Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz
O encontro foi marcado por reflexões acerca das temáticas relativas ao meio ambiente em diálogo com o direito das crianças e adolescentes. Foram apresentadas ações desenvolvidas na região do Fundão do Jardim Ângela, em especial parcerias entre escola e comunidade.

Encontro: Importância de Rede

Data: 19/03/2015
Local: EMEI Chácara Sonho Azul
Reflexão sobre a importância de uma rede local de defesa das crianças e dos adolescentes. O debate possibilitou que os participantes expressassem suas opiniões a respeito da proposta e apresentassem possibilidades de parceria e atuação.

Encontro: Segurança – Nós na mira?

Data: 28/04/2015
Local: Sociedade dos Santos Mártires – Fórum de Educação M’Boi Mirim e Campo Limpo
O debate foi realizado durante encontro do Fórum de Educação M’Boi e Campo Limpo e contou com a participação de seus membros e outros agentes locais. O diálogo teve como tema central a segurança na comunidade e foi norteado pelas discussões a respeito da diminuição da maioridade penal e das mortes de adolescentes e jovens ocorridas na região naquele período.

Encontro: Lazer – Desce pro Play

Data: 23/05/2015
Local: EMEI Chácara Sonho Azul
Este encontro aconteceu como parte do “Revitavila”, evento proposto pelo SPClan, coletivo de cultura formado por jovens da região, e realizado na EMEI Chácara Sonho Azul. O “Revitavila” foi um dia de integração entre escola e comunidade com diversas atividades culturais e debates.
O encontro do projeto contou com a participação principalmente de funcionários e pais de alunos da escola. Os debates voltaram-se para a discussão a respeito dos espaços ociosos da região que poderiam ser utilizados para o lazer da comunidade.

Encontro: Cultura – Conectando Quebradas

Data: 27/06/2015
Local: EMEI Chácara Sonho Azul
A reunião contou com a participação de jovens do coletivo SPClan e outros agentes locais, como moradores, representantes da área da saúde (UBS local) e funcionários da escola. Convidados a discutirem sobre a cultura local, os participantes apontaram para a falta de diálogo entre importantes equipamentos culturais da região, como o CEU, e a comunidade.

Encontro: Exploração do Território – Um olhar além dos muros

Data: 21/07/2015
Local: Bairro Bombeiro
Foi proposto que os participantes realizassem uma caminhada de reconhecimento do entorno da escola fotografando pontos positivos e negativos do território. Os participantes puderam observar as condições de vida dos alunos e, com isso, se aproximar da realidade das crianças, adolescentes e jovens da região.

Encontro: projeto 3 As – Arte, afeto e acolhimento

Data: 29/08/2015
Local: EMEI Chácara Sonho Azul
Este encontro teve como objetivo a continuidade de debate sobre um projeto local de fortalecimento de direitos de crianças, desenvolvido entre escola e comunidade. O projeto denominado “3 As – Arte, afeto e acolhimento – A Criança e o Hip-Hop” teve início em agosto de 2015.
Participação em Fóruns e Encontro de Pesquisadores:
O projeto também buscou participar das discussões de alguns importantes fóruns locais como o Fórum Viva Fundão, o Fórum de Educação do M’Boi Mirim e Campo Limpo e o Fórum em Defesa da Vida. Também houve participação no encontro de pesquisadores da região.

Seminário: Conexões nos territórios: Cultura e Educação – aproximações necessárias

Data: 26/09/2015
Local: EMEI Chácara Sonho Azul
Seminário de compartilhamento dos resultados e aprendizados adquiridos ao longo do projeto. Neste Seminário, profissionais da educação junto a representantes de organizações da sociedade civil e de coletivos de arte discutem sobre as relações entre cultura e educação a partir das experiências de diferentes atores que atuam nos territórios, com vistas para o fortalecimento de uma rede na região.