Relatório de

Atividades

2015

Programas

Projeto Aluno Presente

O Aluno Presente  integra a iniciativa internacional Educate a Child da Fundação Education Above All do Qatar, presente em 40 países, com a missão de contribuir para que todas as crianças e adolescentes da cidade do Rio de Janeiro, entre 6 e 14 anos, tenham o seu direito à educação básica garantido.

MOBILIZAÇÃO SOCIAL

Para atingir suas metas, o projeto mobiliza e articula, de forma intersetorial, familiares, educadores, equipes escolares, órgãos públicos e instituições locais, por meio de uma equipe de profissionais que percorre diferentes bairros de todas as regiões da cidade, visitando casas, associações de moradores, postos de saúde, comércios e organizações comunitárias.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, o projeto atua principalmente na identificação e localização de crianças e adolescentes que estão fora da escola a fim de reinseri-los na rede municipal de ensino, como também promover ações de acompanhamento destes estudantes nas escolas em um projeto de prevenção à evasão escolar, em diálogo direto com gestores das unidades, buscando o acolhimento das crianças, bem como o acompanhamento da sua permanência na escola.

Como uma experiência pioneira no Brasil, desde outubro de 2013, o projeto já identificou 13.395 crianças e adolescentes de 6 a 14 anos fora da escola e matriculou 11.010 delas em unidades escolares. Até o final de 2016, o projeto tem como meta reinserir na escola 21 mil crianças e fortalecer a rede de proteção necessária para que todas as crianças e famílias em situação de vulnerabilidade identificados pelo projeto tenham seus direitos básicos assegurados.

Estratégias de atuação do projeto:

1
Diagnóstico socioterritorial
2
Busca ativa de crianças e adolescentes que estão fora da escola
3
Mobilização e articulação em nível local
4
Mobilização de jovens e suas escolas para o combate à evasão escolar

5
Campanha de comunicação comunitária e de massa
6
Articulação intersetorial de diferentes atores da sociedade civil e de órgãos do governo
7
Monitoramento e avaliação
8
Sistematização e incidência

Destaques e resultados

Incidência política
Produção e disseminação de conhecimentos
Produção e disseminação de conhecimentos

GRUPO DE TRABALHO INTERSETORIAL

Um dos principais resultados do projeto é a articulação intersetorial existente no âmbito do governo municipal envolvendo as Secretarias da Educação, Saúde e Desenvolvimento Social, implementando uma estratégia integrada de trabalho do poder público nos territórios de maior incidência de crianças e adolescentes fora da escola, e estruturando condições para sua sustentabilidade via política pública.

DIAGNÓSTICO SOCIOTERRITORIAL

Compreensão aprofundada do perfil das crianças e adolescentes fora da escola e sua localização na cidade a partir de um diagnóstico técnico socioterritorial e do compartilhamento deste conhecimento com toda a rede de agentes sociais da cidade.
Ação nos territórios

NÚMEROS DE DESTAQUE

13.395
crianças fora da escola identificadas
11.010
crianças matriculadas
1.475
organizações locais identificadas
626
organizações locais atuando em parceria ao programa
877
escolas com ensino fundamental da rede municipal cooperando com o programa
Produção e disseminação de conhecimentos

MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO

O Sistema de Monitoramento e Avaliação acompanha e sistematiza as metas e os resultados alcançados ao longo de todo o processo e é composto por um banco de dados inovador para o registro em grande escala. Ele apresenta todas as informações georreferenciadas na cidade do Rio de Janeiro, das crianças e adolescentes que estão em situação de exclusão ou em risco de evasão escolar.

O banco é alimentado sistematicamente a partir da estratégia de “Busca Ativa” e das atividades dentro da Escola no combate à evasão escolar, e permite a qualquer tempo gerar relatórios, indicadores e dados fundamentais para a efetividade das ações no desenvolvimento do projeto e subsidiar processos formativos e de sistematização.

Incidência política
Produção e disseminação de conhecimentos

SEMINÁRIO TÉCNICO DE METODOLOGIA

Promovido pela Cidade Escola Aprendiz, pela Fundação Education Above All e pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, o Seminário Técnico de Metodologia do  Aluno Presente reuniu cerca de 100 pessoas no dia 06 de outubro, dentre elas articuladores locais e especialistas, para dar início à elaboração da sistematização do projeto no auditório do Museu de Arte (MAR).
Incidência política

AUDIÊNCIA DO SITE E REDES SOCIAIS

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Incidência política

PARCEIROS ESTRATÉGICOS

O projeto também conta com importantes parcerias e articulações como o UNICEF, a London School of Economics and Political Science, a Universidade Federal do Rio de Janeiro, a PUC-Rio e a FioCruz, além de um conjunto de aproximadamente 1.475 instituições locais, entre públicas, privadas e da sociedade civil que cooperam direta e indiretamente para seu sucesso.

Centro de Referências em Educação Integral

O Centro de Referências em Educação Integral é uma iniciativa de organizações governamentais e não governamentais que têm como objetivo promover a pesquisa, o desenvolvimento, aprimoramento e difusão gratuita de referências, estratégias e instrumentais que contribuam para a formulação, gestão e avaliação de políticas públicas de Educação Integral a fim de que escolas, organizações, redes e governos, em qualquer nível, possam desenvolvê-las.

Demanda social

90% dos brasileiros entendem que a educação integral é necessária para o futuro das novas gerações.
(Fonte: Datafolha, Fundação Itaú Social, 2013)

São parceiros do Centro de Referências o Cenários Pedagógicos, Cenpec – Educação, Cultura e Ação Comunitária, Centro Integrados de Estudos e Programas para o Desenvolvimento Sustentável (CIEDS), Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais (FLACSO), Fundação Itaú Social, Fundação SM, Instituto Alana, Instituto C&A, Instituto Inspirare, Instituto Natura, Instituto Rodrigo Mendes, Movimento de Ação e Inovação Social (MAIS), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME).

Objetivos do Programa

Eixos do Programa

Incidência

produção de referências, notícias, uso de redes sociais e participação em fóruns e espaços de debates

Desenvolvimento metodológico

apoio e qualificação de políticas de educação integral de estados e municípios

Destaques e resultados

Incidência política

MODELAGEM DE PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL

O Centro de Referências desenvolve programas de formação e assessoria para que estados e municípios implementem e qualifiquem suas políticas de Educação Integral. Atuamos com os governos estaduais do Alagoas, Bahia e Minas Gerais, e com os municípios de São Miguel dos Campos (AL) e Ipatinga (MG).

Mapa CR

Incidência política

PUBLICAÇÕES DA PLATAFORMA DO CENTRO DE REFERÊNCIAS

AUDIÊNCIA DA PLATAFORMA

1.100.327
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926.989
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1.608.986
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Do ano de 2014 para 2015, a audiência do portal do Centro de Referências aumentou em 7 vezes.

AUDIÊNCIA DO FACEBOOK

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3.921.715
pessoas alcançadas
147.510
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41.567
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Produção e disseminação de conhecimentos

NA PRÁTICA

A plataforma Educação Integral Na Prática disponibiliza recursos organizados em eixos temáticos para apoiar gestores e equipes técnicas na elaboração, implementação e avaliação de programas de educação integral.

AUDIÊNCIA DO “NA PRÁTICA”

4 mil
usuários
20 mil
páginas visitadas
6,5 min
tempo médio de navegação
60%
do público retorna à plataforma
Incidência política

ATUAÇÃO NA BNCC

Em parceria com o Instituto Inspirare, a Cidade Escola Aprendiz, representando o Centro de Referências participou de discussões com o Movimento pela Base Nacional Curricular Comum para inclusão da temática do desenvolvimento integral no texto. Como continuidade das reuniões, o Centro de Referências, em ação que envolveu diretamente boa parte dos membros do seu Coletivo Articulador, reuniu curriculistas e especialistas em educação integral para identificar e sistematizar o aporte das diferentes áreas do conhecimento no desenvolvimento integral dos estudantes.
Incidência política
Produção e disseminação de conhecimentos

Seminário Internacional de Educação Integral: Práticas para uma Cidade Educadora  (Rio de Janeiro – RJ)

Entre os dias 10 e 11 de junho, na cidade do Rio de Janeiro, foi realizado o Seminário Internacional de Educação Integral: Práticas para uma Cidade Educadora. O evento, organizado pelo Centro de Referências e pelo Movimento de Ação e Inovação Social (MAIS) contou com a presença de 540 pessoas de 18 estados brasileiros e convidados internacionais, com representantes dos governos de Rosário (Argentina) e Barcelona  (Espanha). Estiveram presentes também representantes do Ministério da Educação (MEC), Secretaria Estadual de Educação Minas Gerais, Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade de São Paulo, Move, Fundação Itaú Social, Fundação SM e Instituto Inspirare. Na ocasião também foi lançado o portal do Na Prática e o Kit Práticas.

Cidades Educadoras

O programa visa fortalecer a demanda social por Cidades Educadoras no Brasil por meio de projetos e experiências voltados à integração entre comunidades, escolas e territórios. O programa realiza ações estratégicas para a constituição de uma cidade orientada para o desenvolvimento integral dos indivíduos.

O conceito da educação integral dialoga diretamente com a proposta de cidades educadoras, proposta em que territórios – urbanos ou rurais – têm sua gestão inteiramente voltada para garantir o desenvolvimento integral de seus habitantes. Para tanto, uma Cidade Educadora desvela talentos e investe nos potenciais de suas comunidades com foco em uma ação educativa permanente e que responda a todos.

Eixos do Programa

Disseminação

produção e disseminação de conteúdos de referência

Incidência

mobilização de interlocutores estratégicos e participação em fóruns e debates

Projetos

apoio e desenvolvimento de projetos nos territórios

Destaques e resultados

Produção e disseminação de conhecimentos
Incidência política
Ação nos territórios

CENTRO DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

Os Centros de Educação em Direitos Humanos, desenvolvidos a partir de uma parceria estabelecida entre a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e a Secretaria Municipal de Educação da cidade de São Paulo, com financiamento da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) buscam garantir a implementação da educação em direitos humanos (EDH) na rede municipal de ensino, enquanto estratégia territorializada de construção da cidadania.

Os Centros de Educação em Direitos Humanos (CEDH) têm como objetivo disseminar uma cultura de promoção dos direitos humanos na cidade de São Paulo, constituindo-se como pólos permanentes de Educação em Direitos Humanos nos territórios onde estão inseridos. Projetados para consolidar a articulação entre escola e comunidade, os CEDHs desenvolvem ações que buscam envolver os diferentes espaços e agentes da comunidade, fortalecendo a cidadania e a proposta de uma cidade educadora.

Um dos princípios norteadores de todo o desenho do Projeto CEDH é o da gestão democrática por meio do Grupo de Trabalho Intersetorial. O GT foi implementado com a portaria Intersecretarial nº 003/2013 SMDHC-SME), no qual a SMDHC e a SME  assumem a corresponsabilidade para desenvolver os projetos dos CEDH´s. Além disso participam também os representantes das Diretorias Regionais de Educação (DRE), dos Centros de Educação Unificados (CEUs), articuladores locais, educadores e as organizações sociais parceiras.

Duas organizações parceiras apoiaram a implementação do projeto: a Cidade Escola Aprendiz com o apoio à modelagem da política, por meio da coordenação pedagógica e da avaliação e monitoramento e o Instituto Vladmir Herzog, responsável pelos processos de formação estruturada, elaboração de material pedagógico e assessoria às escolas participantes.

ONDE ESTÃO OS CEDH´S

Os CEDHs atuam a partir de quatro CEUs e suas 12 unidades escolares, além de duas unidades “satélites”, abrangendo as 4 macrorregiões de São Paulo: CEU São Rafael (Zona Leste), CEU Jardim Paulistano (Zona Norte), CEU Pera-Marmelo (Zona Oeste) e CEU Casa Blanca (Zona Sul).

mapa-cedh

 

RESULTADOS DO PROJETO

Fomento à cultura de
participação
a partir do fortalecimento dos espaços democráticos das escolas e da estruturação de 5 grupos de trabalho (4 nos territórios e 1 central), onde diferentes agentes do território e da comunidade escolar possam discutir os principais temas e questões locais relativos aos direitos humanos
Estruturação de
4 Bibliotecas
com a disponibilização de um acervo público com conteúdos sobre direitos humanos que complementam as bibliotecas dos CEUs ou equipamentos de referência no território, transformando-os em espaço de referência em Educação em Direitos Humanos no território
Elaboração e divulgação do
Diagnóstico
Socioterritorial Participativo dos territórios nos quais o programa trabalhou
Desenvolvimento de um
Calendário
de 40 atividades culturais de Educação em Direitos Humanos, em diálogo com a agenda local dos territórios, considerando os diferentes agentes e iniciativas
Desenvolvimento de um processo de
Articulação
territorial, mobilizando agentes locais e equipamentos públicos e privados para promover a integração entre a escola e o território, e a elaboração de 4 Planos de Sustentabilidade por meio da realização de 19 oficinas sobre o plano (10), compartilhamento do diagnóstico (5) e mapeamento afetivo do território (4)
Sistematização da
Experiência
para replicabilidade do projeto em outros contextos e realidades
Incidência política

TRILHAS DA CIDADANIA

O projeto “Trilhas da Cidadania – A língua portuguesa pela cidade” surgiu em 2012 com o objetivo de apoiar a integração de imigrantes, refugiados e solicitantes de refúgio à cidade de São Paulo, por meio do ensino da língua portuguesa e da produção de conhecimento acerca da cultura brasileira e cidadania.

O projeto, idealizado e executado pela Cidade Escola Aprendiz, em parceria com a Caritas Arquidiocesana de São Paulo e a Editora Moderna, parceira financiadora da iniciativa, contou também com apoio do Museu de Arte Sacra de São Paulo.

METODOLOGIA: TRILHAS EDUCATIVAS

As trilhas educativas, tecnologia social desenvolvida pela Cidade Escola Aprendiz, dialoga com o pressuposto de que o processo de ensino-aprendizagem torna-se mais relevante na medida em que se vincula à vida do educando e de sua comunidade e propõe a construção de uma relação autônoma e prazerosa com o conhecimento, a partir de percursos formativos que articulam os interesses dos sujeitos às expectativas de aprendizagem e ao potencial educativo do território.

No caso dos refugiados e solicitantes de refúgio, populações estrangeiras que, em sua maioria, chegam ao país em condições de extrema vulnerabilidade, conhecer e interagir com o espaço urbano a partir de Trilhas Educativas torna-se uma estratégia para integração e apropriação da cidade. Ao dialogar com os interesses e necessidades dos alunos, tais percursos convocam os agentes educativos do espaço urbano a responder por tais demandas, ao mesmo tempo em que provocam estes agentes e equipamentos a aprimorar o atendimento a essa população.

Reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), as Trilhas Educativas “são percursos pelos quais o processo pedagógico se estende, extrapolando a sala de aula e incluindo praças, parques, ateliês, becos, estúdios, oficinas, empresas, museus, teatros, cinemas, parques de diversão, centros esportivos, bibliotecas, livrarias, entre outros”.

REFUGIADOS E SOLICITANTES DE REFÚGIO

Durante as cinco edições do projeto, mais de 100 refugiados e solicitantes de refúgio participaram de percursos educativos a diversos locais da capital paulista, de acordo com as necessidades mais prementes dos participantes. Os roteiros incluíram visitas aos seguintes equipamentos: Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe), Museu da Língua Portuguesa, Museu da Imigração do Estado de São Paulo, Memorial da Resistência de São Paulo, Pinacoteca do Estado de São Paulo, Mercado Municipal de São Paulo, Estação de Metrô Luz, Pateo do Collegio, lojas, entre outros.

DESTAQUES DO PROJETO

  • início dos planos de sustentabilidade nos territórios
  • inícios da sistematização da proposta
  • participação no evento da ACNUR com parceiros da Cáritas

Por meio do trilhas da cidadania, a Cidade Escola Aprendiz foi certificada como parceira estratégica na cidade de São Paulo do Escritório De Soluções Duradouras do Alto Comissariado Das Nações Unidas Para Refugiados (ACNUR)

Incidência política
Ação nos territórios

EDUCAÇÃO INTEGRAL PARA UMA CIDADE EDUCADORA

Projeto desenvolvido com a Diretoria Regional de Ensino (DRE) Butantã e a Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), com o objetivo de orientar o processo participativo de construção da política de educação integral na região. A proposta visa estruturar estratégias que possam ser referência para outras regiões do município, apoiando na consolidação de São Paulo como cidade educadora.

DESTAQUES DO PROJETO

  • Consolidação do GT Intersetorial e  dos Pólos nos Territórios.
  • Formação de 40 professores, diretores e coordenadores.Incidência  na consulta pública no programa “São Paulo Integral”, que expande o tempo diário escolar para o mínimo de sete horas e amplia as oportunidades educativas dos estudantes no município de São Paulo, conforme o Plano Municipal de Educação de São Paulo (PME) e com o Programa Mais Educação São Paulo.
Incidência política

AUDIÊNCIA DO PORTAL APRENDIZ – SITE E REDES SOCIAIS

SITE
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As visualizações de página do Portal Aprendiz tiveram um aumento de 15% em relação ao ano passado.

Ação nos territórios
Produção e disseminação de conhecimentos

POTENCIAIS EDUCATIVOS DO TERRITÓRIO URBANO: RUMO À CIDADE EDUCADORA

Iniciamos a articulação entre escolas, equipamentos urbanos e coletivos de cultura para consolidação do centro como território educativo. O projeto busca promover a formação de 30 professores da rede municipal de educação de São Paulo, em parceria com a Diretoria Regional de Educação Ipiranga.

Participam do projeto a Pinacoteca de São Paulo, Museu da Língua Portuguesa, Hey Sampa, AP? – estudos em mobilidade, UMAPAZ, Movimento Entusiasmo, Associação Novolhar, Instituto Catalisador e Criacidade.

Ação nos territórios
Produção e disseminação de conhecimentos

OLDNET

Com o objetivo de promover o encontro entre gerações através da tecnologia, o projeto Oldnet coloca adolescentes ensinando idosos a mexer no computador. Em 2015, o projeto passou a ocorrer na sede do Colégio Santa Cruz, localizado na zona oeste de São Paulo, principal parceiro financiador do projeto.

Utilizando estratégias de integração entre jovens e idosos, o OldNet aconteceu ao longo de todo ano contribuindo para a inclusão digital de idosos, facilitadas por jovens estudantes do Ensino Médio.  Além das aulas semanais, festivais de jogos e roteiros culturais pela cidade criam oportunidades para a troca de conhecimentos e o diálogo intergeracional. Nesse processo, laços de amizade e confiança se estabelecem, revelando o potencial desta ação diante dos desafios do envelhecimento no espaço urbano.

Ação nos territórios
Produção e disseminação de conhecimentos

ESCOLAS EM REDE

Por meio de apoio do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, do Instituto CCR e da Demarest, o Aprendiz identificou 15 boas práticas de articulação das escolas municipais de São Paulo com os demais agentes do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente.

O resultado dessa pesquisa pode ser encontrado na publicação e no vídeo que apresentam as iniciativas e percursos estabelecidos para superar ameaças de violação e promover os direitos de crianças, adolescentes e jovens nos territórios.

Produção e disseminação de conhecimentos
Produção e disseminação de conhecimentos

Seminário Da educação ambiental escolar à Cidade Educadora

Para refletir sobre o papel da escola, do meio ambiente e da comunidade na construção de uma cidade educadora, sustentável e justa, a Cidade Escola Aprendiz, em parceria com a Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz (UMAPAZ), realizou o encontro “Comunidade e Escola: semeando a Cidade Educadora”.

Seminário Conexões nos territórios: Cultura e Educação

Para pensar a conexão entre cultura e educação como potencializadora do desenvolvimento de um Território Educativo, o Aprendiz e a EMEI Chácara Sonho Azul realizaram o seminário “Conexões nos Territórios: Cultura e Educação – aproximações necessárias”, no Fundão do Jardim Ângela, extremo sul de São Paulo.
Produção e disseminação de conhecimentos
Produção e disseminação de conhecimentos

Roda de conversa “Cidades educadoras e educação integral – O que o Brasil pode aprender com a experiência de Barcelona?”

O debate buscou identificar e discutir a experiência de cidade educadora de Barcelona (Espanha) à luz do contexto brasileiro, com o objetivo de estimular novas ações e articulações que promovam o avanço da agenda na cidade. A cidade de Barcelona é sede da Associação Internacional de Cidades Educadoras e, há mais de 20 anos, é tida como referência no tema.

Aniversário de 18 anos da Cidade Escola Aprendiz

No ano em que completamos 18 anos de atuação na defesa dos direitos das crianças e adolescentes escolhemos um lugar que simboliza nossa missão, onde a transformação pela educação de fato acontece de forma inovadora, inclusiva e democrática: a EMEF Desembargador Amorim Lima. Além da celebração, realizamos o debate “Os 25 anos do ECA: Diálogos entre cidade e educação“, e lançamos a publicação do projeto Escolas em Rede, desenvolvido pela Cidade Escola Aprendiz. Também na ocasião, receberam o “Prêmio Educador Inventor” André Gravatá, do Movimento Entusiasmo, Ariel de Castro Alves, Fundador da Comissão Especial da Criança e do Adolescente do Conselho Federal da OAB, e Tião Rocha, do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento.

Comunicação para o desenvolvimento

Na Cidade Escola Aprendiz, a comunicação é reconhecida como uma das principais ferramentas de desenvolvimento e transformação social. O conhecimento que produzimos há 18 anos nas áreas de educação e direitos humanos, com foco na infância e juventude, nos permite elaborar conteúdos e estratégias para articular, mobilizar, engajar e influenciar políticas públicas (advocacy) de forma aprofundada, rápida e inovadora.

Mas sabemos que essas causas não são só nossas e reconhecemos que o impacto social que produzimos é muito mais significativo quando agimos em conjunto. Por isso, apoiamos empresas, organizações e coletivos a reforçarem seu posicionamento a partir de uma efetiva comunicação de suas causas. Assessoramos o planejamento, desenvolvimento e implementação de estratégias para campanhas, sites, redes sociais, materiais impressos e publicações que estejam a serviço da construção de uma sociedade mais justa e igualitária para nossas crianças e jovens.

Atuamos para apoiar o desenvolvimento de projetos que, de forma alinhada à missão, visão e valores das instituições e empresas, informam, engajam e ajudam a construir caminhos possíveis para sociedades mais equânimes com a profundidade e o cuidado que os temas demandam.

Eixos do Programa

Comunicação de causas

Elaboração e implementação de planos de comunicação estratégicos voltados para a disseminação de causas, media advocacy, mudança de comportamento, mobilização, transformação social e educomunicação

Gestão da comunicação

de organizações sociais, institutos e fundações, fortalecendo seu posicionamento institucional e desenvolvendo ações de comunicação interna e externa. Desenvolvemos tecnologia, conteúdo e layout para sites, newsletters, redes sociais, apresentações institucionais, relatório de atividades e sistematização de projetos

Assessoria de imprensa

a partir de uma abordagem especializada em educação e direitos humanos, elaboramos releases, publicamos notícias, disparamos emails para nossa rede de jornalistas e fazemos a clipagem de conteúdos online

Elaboração de materiais

produção de conteúdo para publicações (impresso e online), artigos, newsletter, redes sociais, além de sistematização de projetos, metodologias e programas.

Ferramentas digitais

para organizações sociais e coletivos, como o desenvolvimento de sites responsivos , mapas e plataformas de georreferenciamento, criação e gerenciamento de bancos de dados customizados para projetos e programas e aplicativos

Destaques do programa

Incidência política
Incidência política

Parcerias realizadas

  • Fundação Telefônica Vivo
  • Natal da Vila

Parcerias renovadas

  • Promenino Fundação Telefônica
  • Guia de Empregos
Incidência política

PORTAL DO PROMENINO

O Promenino é uma iniciativa da Fundação Telefônica que busca contribuir para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes e para a erradicação do trabalho infantil. A Cidade Escola Aprendiz é responsável pela produção de conteúdos e pelo gerenciamento da plataforma, das redes sociais, dos boletins informativos assim como pelo desenvolvimento de ações de apoio à campanhas.

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PORTAL DA FUNDAÇÃO TELEFÔNICA VIVO

A Fundação Telefônica Vivo é uma iniciativa de responsabilidade social que usa a tecnologia para criar e apoiar projetos sociais inovadores no Brasil. A Cidade Escola Aprendiz é responsável pela produção de conteúdos e pelo gerenciamento da plataforma institucional da Fundação e suas redes sociais.

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GUIA DE EMPREGOS

Criado em 2004, o Guia de Empregos Aprendiz, em parceria com a Fundação Itaú Social, divulga vagas com foco em três categorias: estágios, jovens aprendizes e Terceiro Setor. Possuem destaque as oportunidades geradas a partir de arranjos produtivos locais e por iniciativas de economia solidária e criativa.

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vagas publicadas
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NATAL NA VILA

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