Desde a sua fundação, a Cidade Escola Aprendiz é movida por uma ideia essencial: todas as pessoas são capazes de aprender e efetivamente aprendem em diferentes lugares, com diferentes pessoas e ao longo de toda a vida. Assim, para nós a educação não se restringe à escola, mas se estende à vida na cidade e, como direito humano fundamental, deve se converter em uma responsabilidade coletiva.
A experiência do Bairro-escola nos ensinou essencialmente duas coisas: a diversidade de interações com linguagens, espaços e pessoas favorece extraordinariamente o aprendizado e o desenvolvimento dos aprendizes. Nesse processo, não apenas seu repertório sociocultural se amplia, como sua autonomia para buscar os recursos necessários para seus projetos futuros se fortalece significativamente ao longo do tempo. Além disso, o trabalho em rede entre as instituições e profissionais responsáveis por eles, cria um ambiente de pertencimento e segurança. Assim, no lugar de uma institucionalização que cria dependência, a Cidade Escola Aprendiz se coloca como mediadora entre os aprendizes e a cidade, favorecendo sua autonomia e o senso de responsabilidade de toda a comunidade.
É a partir destes aprendizados que atuamos há 18 anos no enfrentamento dos mais diversos desafios que impactam a vida de muitas pessoas: a falta de conhecimento e reconhecimento das instituições em relação às suas condições de vida e as suas identidades, a desarticulação das políticas setoriais, a violação de toda sorte de direitos, o acesso restrito aos bens culturais da cidade e as múltiplas desigualdades sociais, econômicas e espaciais que estão na base das condições de vulnerabilidade a que muitos ainda estão submetidos.
Assim, em todos os projetos que desenvolvemos construímos estratégias baseadas em nossos princípios: centralidade dos interesses e demandas dos aprendizes em todas as etapas, entendimento profundo de suas condições de vida e identidades, construção de práticas educativas que favoreçam sua autonomia, reconhecimento do potencial humano e social e forte articulação entre agentes e instituições locais.
Essas premissas nos orientam no apoio à gestão de políticas de educação integral, cidades educadoras e direitos humanos, na formação de professores e gestores públicos, em projetos voltados para o protagonismo infanto-juvenil e para a intergeracionalidade, no combate a exclusão escolar e ao trabalho infantil.
É desta forma que temos participado ativamente do movimento de educação integral, do movimento internacional de cidades educadoras e do movimento internacional pela inclusão escolar, em interlocução direta nos territórios, com as escolas, famílias, agentes públicos, governos, fundações nacionais e internacionais.
Agradecemos a todos os parceiros e amigos pelo apoio e confiança e os convidamos a conhecer os resultados dessa história no ano de 2015!
Natacha Costa
Diretora Executiva