Bairros-escola São Paulo

img_projetos_04_bairros-escola-sp_VilaMadalena

Bairro-escola Vila Madalena  |  Zona Oeste

Região onde nasceu a organização e onde foi realizada a experiência matriz do Bairro-escola. Os projetos desenvolvidos deram origem às metodologias que hoje são replicadas nos diversos programas e projetos da organização em diversas regiões do país.

Principais ações articuladas pelo Bairro-escola Vila Madalena: realização e promoção de fóruns intersetoriais que articularam agentes e organizações do território, desenvolvimento de trilhas educativas para crianças e adolescentes e articulação entre escolas públicas e a rede educativa local, formação de jovens agentes comunitários de comunicação e cultura, articulação dos agentes comunicadores locais e realização de intervenções criativas que estimularam a ocupação dos espaços públicos pela comunidade.

Entre os principais projetos realizados dentro da abrangência do Bairro-escola Vila Madalena estão: Escola do Bairro, Escola na Praça, Agência Comunitária de Notícias, Repórter Aprendiz, Oldnet, VilaMundo, Ponto de Cultura – Escola da Rua, Teatro da Vila e Trilhas Urbanas.

Bairro-escola Jardim Ângela  |  Zona Sul

A Cidade Escola Aprendiz iniciou suas ações na região Sul da cidade de São Paulo no ano 2000, com intervenções coletivas de arte que articularam a comunidade local num processo de ressiginificação do espaço público. Região localizada na extremidade da cidade, apresenta grande falta de infraestrutura básica e altos índices de vulnerabilidade social, mas sua população é altamente engajada em projetos para transformar positivamente seu território.

No final de 2008, retornamos à região para desenvolver um Bairro-escola no Jardim Ângela, que incluiu a criação da agência comunitária de notícias do M’Boi Mirim, o projeto “Pro Bairro-Escola Sonho Azul”, na Chácara Sonho Azul, e a formação de um grupo articulador local, voltado para a construção de um projeto educativo para o bairro. Estas iniciativas integraram-se a outros dois grupos articuladores da Plataforma dos Centros Urbanos fomentada pelo Unicef: GA Sonho Azul e GA Vera Cruz.

img_projetos_05_trilhas-da-

Bairro-escola Centro

Na região central da capital paulista, a Cidade Escola Aprendiz iniciou sua atuação em 2005. O primeiro projeto foi “O Centro é uma Sala de Aula”, em que professores da rede pública participavam da formação em Bairro-escola em encontros itinerantes pelos equipamentos do território.

Em 2008, o Aprendiz passou a fomentar grupos intersetoriais locais para elaborar propostas que impactassem positivamente na vida das crianças e dos adolescentes da região, especialmente dos bairros de Barra Funda, Bom Retiro e Luz.

Fizeram parte do Bairro-escola Centro os projetos Nossa Barra, Bairro-escola Luz, Intervenções SP Centro, as Agências Comunitárias de Notícias Luz e Barra Funda, e o Trilhas da Cidadania.

Confira aqui publicação online com o diagnóstico socioterritorial realizado nas três regiões.

O conhecimento deixa de ser matéria para se tornar uma rede de vasos comunicantes e interativos. Essa nova dinâmica reforça a importância de se aprender a “navegar” e não a “estocar” informações. A navegação como processo de aprendizagem rompe a linearidade, favorece a atitude exploratória e lúdica e torna o conhecer uma aventura prazerosa, marcada pela cooperação e pela inteligência coletiva.
Bairro-escola Passo a Passo, citando o filósofo francês Pierre Lèvy