2 de setembro de 2015

Cidade Escola Aprendiz e EMEI Chácara Sonho Azul convidam para o Seminário Conexões nos territórios: Cultura e Educação – aproximações necessárias

No dia 26 de setembro, será realizado pela EMEI Chácara Sonho Azul e pela Cidade Escola Aprendiz o Seminário Conexões nos territórios: Cultura e Educação – aproximações necessárias. O encontro, que acontece na escola, é parte da programação de um evento que traz ainda oficinas, apresentações e a exibição do filme Território do Brincar.

A cultura e a educação, se trabalhadas de formas adequadas, podem estimular o protagonismo das crianças, adolescentes e jovens fortalecendo-os para uma cidadania plena. O território torna-se tema e cenário da aprendizagem quando os jovens se apropriam do espaço urbano. Exemplos são as linguagens do graffiti, do hip hop e outras manifestações que acontecem diariamente nas ruas e, muitas vezes, são reconhecidas por espaços tradicionais de arte.

Neste Seminário, profissionais da educação junto a representantes de organizações da sociedade civil e de coletivos de arte discutem sobre as relações entre cultura e educação a partir das experiências de diferentes atores que atuam nos territórios, com vistas para o fortalecimento de uma rede na região. Participe!

Confirme sua presença preenchendo este formulário

PROGRAMAÇÃO

• Alexandre da Silva Cordeiro – Diretor Regional da DRE Campo Limpo: Arte e Cultura na Proposta Pedagógica da Diretoria Regional
    • Natacha Costa – Diretora da Cidade Escola Aprendiz e integrante do GT do MEC de práticas inovadoras na educação: Territórios Educativos
    • Cinthia Manzano – Instituto Avisa lá: Projeto Conexões: a poética das crianças de 0 a 3 anos e a Arte Contemporânea
    • Antonio Norberto Martins – Diretor da EMEI Chácara Sonho Azul: Projeto Fazendo Arte, da EMEI Chácara Sonho Azul

Mayara Ramos de Souza – Coletivo SPClan: RevitaVila, a cor na Quebrada

• DJ Marcelo Rocha – A Banca Jovem: A Arte como fator de união na Quebrada.
    • Michel Onguer – Artista Plástico e Grafitteiro: Projeto Ciclo SA – pelos muros das quebradas: uma curadoria diferente! O que a rua fala?
    • Gislene Oliveira – Membro da APM da EMEI Chácara Sonho Azul: Projeto 3 As – Arte, Afeto e Acolhimento. A criança e o Hip-Hop.
    • José Jailson da Silva – Líder Comunitário, membro da Executiva do Fórum Viva Fundão –  Demandas do Fundão
    • Wendy Villalobos e Renato Rocha – Cidade Escola Aprendiz: Mediação

Dia:
     26 de Setembro
    Horário: 9h às 12h
    Local: EMEI Chácara Sonho Azul – Travessa Alcato 1 – Vila Calu.

• Outras atividades do evento:
  • 13h – Apresentação MC Mirim
    14h – Filme: Territórios do brincar. No espaço do refeitório