18 de maio de 2016

Boletim Institucional – Cidades Educadoras

O programa Cidades Educadoras iniciou o curso Potenciais educativos do território urbano: rumo à cidade educadora, uma formação para 30 professores da rede municipal de educação em São Paulo, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e os coletivos Apê, Instituto Catalisador, Pinacoteca do Estado, Museu da Língua Portuguesa, Movimento Entusiasmo, UMAPAZ, HeySampa, Associação Novo Olhar e  Criacidade.

Também foi lançada a publicação Centros de Educação em Direitos Humanos da Cidade de São Paulo: territórios, educação e cidadania, que reúne a sistematização da experiência dos Centros de Educação em Direitos Humanos na cidade de São Paulo, em seus três anos de existência.

A partir da ideia de que a escola e o território precisam estar preparados para receber migrantes, refugiados e suas famílias, o projeto Integração família-rede sócio educativa  tem trabalhado em escolas municipais dos bairros do Bom Retiro e Barra Funda, na região central de São Paulo, com o objetivo de contribuir para a criação de um sistema de aprendizagem compartilhada entre escolas, comunidades, poder público, empresas e organizações sociais, no qual a potência educativa do espaço urbano seja um ativo formador para os jovens migrantes que vivem na capital paulista.