18 de maio de 2016

Boletim Institucional – Centro de Referências em Educação Integral

O Centro de Referências em Educação Integral atuou intensamente na formulação da Base Nacional Comum Curricular, para garantir uma perspectiva integral para o desenvolvimento das crianças e adolescentes e para educação básica brasileira.

Desde o começo deste ano, as páginas do portal do Centro de Referências já tiveram mais de 550.000 acessos, demonstrando a importância do tema da educação integral e o alcance do projeto.

Em parceria com o MAIS – Movimento de Ação e Inovação Social, o Centro de Referências deu início a três formações para professores e gestores escolares no município de Ipatinga (MG): Fundamentos em Educação Integral Inclusiva, Educação e Território e Laboratórios de Inovação e Criatividade nas escolas. Para tanto, professores regentes, coordenadores pedagógicos e professores das salas de Atendimento Educacional Especializado, a partir de uma formação presencial e a distância, são convidados a desenvolver recursos pedagógicos em desenho universal respeitando o ritmo e as diferentes formas que cada estudante aprende.

A fim de garantir a permanência das ações desenvolvidas pelo Instituto Inspirare em parceria com diferentes organizações sociais e iniciativas pela educação de São Miguel dos Campos (AL), o Centro de Referências vem apoiando a Secretaria de Educação e a Prefeitura a redigirem e institucionalizarem a Política de Educação Integral do município, que se articula por meio de um Plano Intersetorial construído em 2014 com representantes de toda a sociedade miguelense.

Como parte das ações de apoio do programa na Bahia, foi realizada formação com diretores e professores articuladores de 56 escolas do Programa de Educação Integral, frente de educação em tempo integral do estado. Na atividade, cada escola construiu um plano de implementação da Educação Integral, estruturado em eixos como gestão democrática, formação e avaliação, articulação com o território e práticas pedagógicas. Os planos servirão de base para a construção das estratégias de monitoramento do programa pela equipe na Secretaria de Educação.

Também com o apoio do Instituto Inspirare, a equipe do Centro de Referências em Educação Integral está apoiando a adequação do Programa de Educação Integral do Alagoas (pALei) em um esforço de cocriação que reúne escolas e representantes dos diferentes departamentos da Secretaria de Educação. O trabalho pautará todas as ações de implementação, monitoramento e formação dos agentes envolvidos.

Como estratégia permanente do programa, os parceiros do Centro de Referências participaram de mais uma atividade coletiva: o compartilhamento de estratégias de formação tanto em atividades presenciais quanto de educação a distância. As organizações apresentaram suas ações e encontraram possibilidades de interlocução, potencializando o apoio a escolas e secretarias de educação.