18 de maio de 2016

Boletim Institucional – Aluno Presente

O Aluno Presente, projeto desenvolvido pelo Aprendiz que busca garantir o direito à educação básica  para crianças e adolescentes na cidade do Rio de Janeiro, já identificou 15.533 crianças e adolescentes fora da escola, e conseguiu inserir 12.453 delas na escola.

O projeto estabeleceu uma parceria com Fundo Newton do British Council no Brasil, para desenvolver o Programa de Formação em Políticas Públicas e Intersetorialidade, que tem como objetivo desenvolver uma metodologia intersetorial de articulação das instituições públicas e sociais para enfrentamento do problema da criança fora da escola no município do Rio de Janeiro. O Programa de Formação consistirá em sete encontros presenciais, um por mês a contar de junho/2016, e com uma plataforma de Educação à Distância que será utilizada ao longo dos meses.

Para realização deste projeto, o Aprendiz também estabeleceu uma parceria com a London School of Economicse com a Action for Brazil’s Children Trust, de forma a fortalecer sua ação, considerando o potencial da ação integrada em nível internacional.

Além disso, o programa tem apresentado avanços na sua comunicação comunitária, por meio de parcerias com times de futebol, como o Madureira E.C, onde os  jogadores entram em campo com a faixa do projeto e a equipe de articuladores locais do projeto faz divulgação nas arquibancadas, e com escolas de samba, como a Associação das Escolas de Samba, que reúne 16 agremiações mirins, com aproximadamente 40 mil jovens desfilando, e com empresas de transportes públicos, como o Metro Rio, a  Supervia Trens e o sindicato Rio Ônibus.