11 de maio de 2015

“Quase 60 milhões de crianças no planeta ainda não frequentam uma escola”, alerta Jorge Werthein

Em artigo no jornal O Globo, consultor da Fundação Education Above All (Catar), mantenedora do Projeto Aluno Presente, fala sobre o desafio de se atingir a universalização do ensino básico

Consultor internacional para o Programa Educate a Child, iniciativa presente em 32 países e da qual faz parte o Projeto Aluno Presente, realizado no Brasil pela Cidade Escola Aprendiz em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, Jorge Werthein alerta que o ano de 2015 avança e os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio firmados por 189 países membros da ONU não terão suas metas atingidas.

A sete meses para o término do ano, o não cumprimento dos objetivos preocupa. Quando olhamos para o objetivo número 2, por exemplo, que busca a universalização da educação básica, vemos que, mesmo com muitos esforços realizados por iniciativas de diferentes setores, hoje temos ainda quase 60 milhões de crianças no planeta que não frequentam uma escola, ressalta Werthein, que já foi representante da UNESCO no Brasil e nos Estados Unidos.

Para a Sheikha Moza bint Nasser, presidente da fundação Education Above All, “o que precisamos é de vontade política, nos comprometer com o princípio de que a educação deve estar no centro dos objetivos do desenvolvimento, como elemento que possibilita todas as outras áreas”.

AlunoPresente_AF_Rodrigues
Foto: AF Rodrigues

Iniciado em outubro de 2013 no Brasil, o Projeto Aluno Presente articula e mobiliza escolas, comunidades, organizações sociais e do poder público – de diversas áreas, como Saúde e Assistência Social – em ações para identificar e localizar as crianças e adolescentes de seis a 14 anos que estão fora da escola e também prevenir a evasão escolar. As atividades do projeto já conseguiram encontrar mais de 5000 crianças e efetuar a matrícula de quase 4100 delas. Até o final de 2016 o objetivo é chegar a 21 mil matrículas.

Saiba mais sobre o projeto: www.alunopresente.org.br

E confira o artigo de Jorge Werthein no jornal O Globo