Projetos de Comunicação para o Desenvolvimento

Na Cidade Escola Aprendiz, a comunicação é reconhecida como uma das principais ferramentas de desenvolvimento e transformação social. O conhecimento que produzimos há 18 anos nas áreas de educação e direitos humanos, com foco na infância e juventude, nos permite elaborar conteúdos e estratégias para articular, mobilizar, engajar e influenciar políticas públicas (advocacy) de forma aprofundada, rápida e inovadora.

Mas sabemos que essas causas não são só nossas e reconhecemos que o impacto social que produzimos é muito mais significativo quando agimos em conjunto. Por isso, apoiamos empresas, organizações e coletivos a reforçarem seu posicionamento a partir de uma efetiva comunicação de suas causas. Assessoramos o planejamento, desenvolvimento e implementação de estratégias para campanhas, sites, redes sociais, materiais impressos e publicações que estejam a serviço da construção de uma sociedade mais justa e igualitária para nossas crianças e jovens.

Comunicação de causas

Elaboração e implementação de planos de comunicação estratégicos voltados para a disseminação de causas, media advocacy, mudança de comportamento, mobilização, transformação social e educomunicação.

Gestão de comunicação

Voltada para organizações sociais, institutos e fundações, fortalecendo seu posicionamento institucional e desenvolvendo ações de comunicação interna e externa. Desenvolvemos tecnologia, conteúdo e layout para sites, newsletters, redes sociais, apresentações institucionais, relatório de atividades e sistematização de projetos.

Assessoria de imprensa

A partir de uma abordagem especializada em educação e direitos humanos, elaboramos releases, publicamos notícias, disparamos emails para nossa rede de jornalistas e fazemos a clipagem de conteúdos online.

Elaboração de materiais

Produção de conteúdo para publicações (impresso e online), artigos, newsletter, redes sociais, além de sistematização de projetos, metodologias e programas.

Ferramentas digitais

Desenvolvimento de sites responsivos , mapas e plataformas de georreferenciamento, criação e gerenciamento de bancos de dados customizados para projetos e programas e aplicativos

Conheça algumas das ações desenvolvidas:

Rede Peteca – Chega de trabalho infantil| www.chegadetrabalhoinfantil.org.br

peteca-3A Associação Cidade Escola Aprendiz,  o Ministério Público do Trabalho  a Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDMCE) desenvolvem a Rede Peteca – Chega de Trabalho Infantil. O projeto dissemina informações relevantes sobre o tema por meio de campanhas, reportagens, colunas e materiais de apoio. O intuito é articular atores estratégicos, engajar a sociedade em torno da questão e influenciar políticas públicas (advocacy) que contribuam com o fim do trabalho infantil.

Promenino Fundação Telefônica | www.promenino.org.br

Iniciativa da Fundação Telefônica que busca contribuir para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes e para a erradicação do trabalho infantil. A Cidade Escola Aprendiz é responsável pela produção de conteúdos e pelo gerenciamento da plataforma, das redes sociais, dos boletins informativos e ações de apoio a campanhas.

VilaMundo | www.vilamundo.org.br

Produção da Cidade Escola Aprendiz, o site VilaMundo foi lançado em 2010 com o objetivo de destacar iniciativas, pessoas e organizações que fazem da Vila Madalena um bairro mais educativo, inteligente, criativo e democrático. Com exemplos da prática dos princípios de uma cidade educadora, além de dialogar com os moradores da região, visa gerar reflexões para cidadãos de qualquer localidade e inspirar iniciativas a serem desenvolvidas em outros territórios.

Guia de Empregos Aprendiz | www.guiadeempregos.org.br

Criado em 2004, o Guia de Empregos Aprendiz divulga vagas com foco em três categorias: estágios, jovens aprendizes e Terceiro Setor. Possuem destaque as oportunidades geradas a partir de arranjos produtivos locais e por iniciativas de economia solidária e criativa.