Educação e Território

Programa Educação e Território é uma iniciativa da Associação Cidade Escola Aprendiz que, por meio de projetos e experiências voltadas à integração entre comunidades, equipamentos públicos e escolas, apoia a constituição de territórios educativos e colabora para o desenvolvimento integral dos sujeitos.

A partir dos conhecimentos e metodologias acumulados nos 20 anos de atuação do Bairro-escola, o Programa acredita na educação integral como instrumento de transformação social, e entende que ruas, bairros, comunidades, vilas, periferias e são espaços repletos de oportunidades educativas que fortalecem o desenvolvimento local e dos indivíduos.

Como estratégia para ampliar a presença do tema na agenda pública do país, a iniciativa identifica e apoia políticas públicas, e leva a concepção de Territórios Educativos a eventos, fóruns e outros espaços de discussão.

O Educação e Território ainda articula representantes de organizações da sociedade civil e do poder público de diferentes setores – educação, saúde, cultura e assistência social –  em ações de incidência, organiza cursos e formações para professores da rede pública, levando-os a refletir e vivenciar as cidades.

Bairro-escola, desenvolvido pela Cidade Escola Aprendiz, originalmente em São Paulo, é uma proposta de aprendizagem compartilhada que articula e aproxima escolas, comunidades, organizações sociais, empresas e poder público, com o objetivo de promover condições para o desenvolvimento integral de indivíduos e territórios, com especial atenção às crianças, adolescentes e jovens. Nessa perspectiva, entende-se o ensino-aprendizagem como um processo contínuo e valoriza-se tanto a história e a cultura local, como a abertura e manutenção de espaços para a inovação permanente. Promove-se o desenvolvimento da autonomia e o cuidado com o outro e com o meio, em relações democráticas conscientes da interdependência entre todos.

Pesquisa, desenvolvimento metodológico e produção de referências

Para aprofundar a pesquisa e desenvolvimento metodológico relacionados a construção de Territórios Educativos, o programa desenvolve esta plataforma. Voltada para educadores, gestores públicos e agentes das cidades interessados em traduzir essa concepção em práticas ou políticas, o site reúne informações conceituais, um mapa de experiências nacionais e internacionais, um acervo de materiais de referência, além de metodologias e reportagens.

Cultura Popular: elemento fundamental na relação educação e território

Crédito: Julia Chequer

A plataforma também conta com uma seção de Especiais, na qual debate temas caros à agenda como maior profundidade. Exemplos disso são os especiais Currículo da Cidade EducadoraInfâncias Migrantes e 30 anos da Constituição Cidadã.

A cidade somos nós e nós somos a cidade. Mas não podemos esquecer de que o que somos guarda algo que foi e que nos chega pela continuidade histórica e pela marcas culturais que herdamos. Disso não podemos escapar e sobre isso podemos trabalhar.
Paulo Freire