Cidades Educadoras

Logo-CR

O Programa Cidades Educadoras é uma iniciativa da Associação Cidade Escola Aprendiz que desenvolve ações estratégicas para o fortalecimento dessa agenda no Brasil. Por meio de projetos e experiências voltados à integração entre comunidades, escolas e território, o Programa fomenta a constituição de cidades orientadas para o desenvolvimento integral dos sujeitos.

A partir dos conhecimentos e metodologias acumulados nos 19 anos de atuação do Bairro-escola, o Programa Cidades Educadoras também desenvolve projetos que possam criar referências para a constituição de territórios educativos no país, além de identificar e apoiar políticas públicas que contribuam com seu fortalecimento.

Como estratégia para ampliar a presença do tema na agenda pública do país, o Programa leva a concepção de Cidades Educadoras a eventos, fóruns e espaços de discussão, e articula representantes de organizações da sociedade civil e do poder público em ações de incidência.

Para aprofundar a pesquisa e desenvolvimento metodológico no campo das Cidades Educadoras, o programa desenvolve esta plataforma. Voltada para gestores públicos e agentes da cidade interessados em traduzir essa concepção em práticas ou políticas, o site reúne informações conceituais, um mapa de experiências nacionais e internacionais, um acervo de materiais de referência, além de metodologias.

Seu conteúdo é construído diariamente a partir das atividades do Programa e de seus parceiros, colocando-se como espaço de produção de conhecimento para o Movimento Brasileiro de Cidades Educadoras.

Conheça algumas das ações desenvolvidas:

Plataforma | www.cidadeseducadoras.org.br

Voltada para gestores públicos e agentes da cidade interessados em traduzir essa concepção em práticas ou políticas, a plataforma reúne informações conceituais, um mapa de experiências nacionais e internacionais, um acervo de materiais de referência, além de metodologias.

Portal Aprendiz | www.portal.aprendiz.org.br

Lançado em 1997, o Portal Aprendiz foi um dos primeiros projetos da Cidade Escola Aprendiz e um dos pioneiros sites no Brasil a abordar o tema educação e cidadania. Desde 2012, opera como canal de disseminação de conhecimento sobre Cidades Educadoras, apresentando práticas, programas e políticas que compreendem as cidades como territórios educativos.

Integração Família-Rede Socioeducativa

Iniciativa voltada para a integração de famílias imigrantes da região central da cidade, especialmente latinoamericanas, à rede sociopedagógica local. Promove processos formativos para pais e espaços para compartilhamento de suas visões sobre ciclo de vida e educação com demais agentes educativos do território.

Centros de Educação em Direitos Humanos

Os centros foram criados em parceria pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania e pela Secretaria de Educação do município de São Paulo.  A ação da Cidade Escola Aprendiz contempla a gestão pedagógica, que acontecem a partir de quatro CEUs, situados nas macrorregiões (norte, sul, leste e oeste) da cidade. Cada polo envolve cinco escolas e busca promover uma rede de cidadania em seu território, com formações para a comunidade escolar e articulação com organizações sociais locais e órgãos do poder público.

Trilhas da Cidadania: a língua portuguesa pela cidade

Criado em agosto de 2012, o projeto é uma parceria entre a Cidade Escola Aprendiz, a Caritas Arquidiocesana de São Paulo e a Editora Moderna, com o apoio do Museu de Arte Sacra de São Paulo. Tem como objetivo apoiar a integração de imigrantes e solicitantes de refúgio por meio do ensino da língua portuguesa e de aspectos da cidadania e da cultura brasileira. O processo educativo vai além da sala de aula, com a realização de percursos e interações com a cidade. 

OldNet

Realizado desde 1999, o OldNet promove encontros intergeracionais em oficinas para inclusão digital de idosos facilitadas por jovens voluntários, alunos de escolas públicas e particulares. Além das aulas semanais, festivais de jogos e roteiros culturais pela cidade criam oportunidades para que a troca de conhecimentos ocorra em mão dupla e desenvolva também laços de amizade, com idosos e jovens compartilhando suas histórias de vida e experiências. 

Escolas em Rede

Pesquisa e difusão de 15 boas práticas das escolas municipais de São Paulo na articulação com os demais agentes do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, visando o fortalecimento das suas condições de desenvolvimento.

Educação Integral para uma São Paulo Educadora

A Cidade Escola Aprendiz e a Faculdade de Educação da USP colaboram com a Diretoria Regional de Ensino Butantã em iniciativa que visa fortalecer as políticas municipais de educação integral na região e criar uma modelagem que possa apoiar a consolidação de São Paulo como cidade educadoraAs ações tiveram início no final de 2013, com a realização de um seminário, e seguem em 2014 com a formação de equipes para o desenvolvimento de projetos político-pedagógicos. As atividades organizam-se em três frentes: na criação de um grupo de trabalho da DRE, na realização de um curso para educadores e gestores escolares, e na promoção de encontros nas escolas.

Fóruns e Redes de defesa da criança e do adolescente no Fundão do Jardim Ângela

Projeto desenvolvido na região desde 2007, quando estruturou-se a Rede Juventude, Criança e Adolescente (Rede JUCA), com lideranças comunitárias, educadores e jovens. Visa fortalecer e apoiar a rede na elaboração de um plano educativo local. Saiba mais aqui.

A cidade somos nós e nós somos a cidade. Mas não podemos esquecer de que o que somos guarda algo que foi e que nos chega pela continuidade histórica e pela marcas culturais que herdamos. Disso não podemos escapar e sobre isso podemos trabalhar.
Paulo Freire