Notícias
23 de outubro de 2014

Congressos internacionais proporcionam troca de experiências entre países e reflexões sobre os rumos para a educação no mundo

Neste mês de novembro, a Cidade Escola Aprendiz estará presente em dois grandes eventos internacionais sobre educação: o WISE Summit 2014, que acontece dos dias 4 a 6 em Doha (Catar), e o XIII Congresso Internacional de Cidades Educadoras, de 13 a 15 em Barcelona (Espanha).

No WISE Summit, promovido pela Fundação Catar, mais de 1600 participantes, entre pesquisadores sobre inovação em educação, políticos, líderes sociais, estudantes e educadores de todo o mundo se reunirão por três dias em estimulantes debates e trocas de experiências em torno do tema: Imagine-Create-Learn: Creativity at the Heart of Education.


WISE_summit WISE Summit 2013

Em 2011, a experiência do Bairro-escola foi finalista do WISE Awards – prêmio anual concedido pela fundação a seis projetos inovadores de diferentes países -, e integrou a publicação Innovation in Education: Lessons from Pioneers Around World, do autor e consultor inglês Charles Leadbeater.

Em 2012, como única organização brasileira convidada a debater no evento, o Aprendiz participou da mesa-redonda “Educação e Comunidade: promovendo o desenvolvimento local” – na qual compartilhou experiências de Bairro-escola realizadas em várias cidades do Brasil -, e passou a fazer parte do Ed.hub, plataforma WISE que reúne informações de iniciativas e projetos de referência em educação em todo o planeta.

“Para nós, tanto o reconhecimento quanto o intercâmbio propiciado pela rede WISE têm sido extremamente enriquecedores. Os desafios em relação à transformação do modelo educacional estão colocados em todo o mundo. Sabemos que não existe um único caminho e, muito menos, uma “bala de prata” na educação”. Aprender e compartilhar descobertas e experiências desenvolvidas em diferentes contextos é fundamental para seguirmos construindo no Brasil as condições para a garantia de uma educação de qualidade para todos”, ressalta Natacha Costa, diretora da organização.

Cidades Educadoras

Já no XIII Congresso Internacional de Cidades Educadoras (Barcelona) – este ano com o tema “A cidade educadora é uma cidade que inclui” -, palestras, mesas-redondas com prefeitos e especialistas, apresentações de experiências e visitas de estudo abordarão o papel da educação em sentido amplo, como uma ferramenta essencial para a inclusão social, a convivência e a solidariedade.

Os governos locais e os diversos atores e entidades sociais nas cidades enfrentam o grande desafio de trabalhar para a inclusão a partir de uma perspectiva integral, que permite abordar as oportunidades sociais e econômicas, assim como as desigualdades existentes e os possíveis caminhos de transformação.

img_AICE2012_2
Última edição do Congresso de Cidades Ecucadoras, na cidade de Changwon, Coréia do Sul, 2012

“Essas agendas internacionais, com a participação de representantes de diferentes culturas, diferentes setores e especialidades, sinalizam o avanço no entendimento de que a educação não é uma questão apenas local, exclusiva das escolas e de seus profissionais, mas o vetor principal do desenvolvimento de toda a sociedade – das comunidades aos grandes projetos como nação. Participar destes encontros é uma grande oportunidade de ampliar e aprofundar a reflexão e as construções neste sentido”, observa Natacha.

O evento é realizado pela AICE – Asociación Internacional de Ciudades Educadoras, fundada em 1994 e constituída como uma estrutura permanente de colaboração entre governos comprometidos com a Carta das Cidades Educadoras. Hoje conta com 478 cidades associadas, provenientes de 37 países de todos os continentes.

A experiência de Bairro-escola é uma das primeiras referências incluídas no Banco de Experiências mantido pela AICE. No congresso deste ano, o Aprendiz estará presente em uma das mesas de debates apresentando suas recentes implementações em cidades brasileiras e sua relação com a agenda da Educação Integral, entre elas, a plataforma do Centro de Referências em Educação Integral.

Confira a programação dos dois eventos:

Wise Summit 2014, Doha (Catar) – http://www.wise-qatar.org/summit

XIII Congresso Internacional de Cidades Educadoras, Barcelona (Espanha) – http://iaec2014.bcn.cat/es

Veja também:

Reiventar a Educação para a vida
artigo de Helena Singer, diretora da Cidade Escola Aprendiz, com suas impressões sobre o WISE Summit 2013

Cidades Educadoras
Vídeo produzido pela AICE explicando o seu conceito de cidade educadora.

 

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.