Notícias
10 de novembro de 2014

Cidade Escola Aprendiz no XIII Congresso Internacional de Cidades Educadoras

Com o tema “A cidade educadora é uma cidade que inclui”, acontece em Barcelona, Espanha, de 13 a 16 de novembro, o XIII Congresso Internacional de Cidades Educadoras. Palestras, mesas-redondas com prefeitos e especialistas, apresentações de experiências e visitas de estudo abordarão o papel da educação em sentido amplo, como uma ferramenta essencial para a inclusão social, a convivência e a solidariedade.

O evento é realizado pela AICE – Asociación Internacional de Ciudades Educadoras, fundada em 1994 e constituída como uma estrutura permanente de colaboração entre governos comprometidos com a Carta das Cidades Educadoras. Hoje, a organização já conta com 478 cidades associadas, provenientes de 37 países de todos os continentes.

A experiência de Bairro-escola é uma das primeiras referências incluídas no Banco de Experiências mantido pela AICE. No congresso deste ano, o Aprendiz estará presente em uma das salas de debates apresentando suas recentes implementações em cidades brasileiras e sua relação com a agenda da Educação Integral, entre elas, a plataforma do Centro de Referências em Educação Integral.

img_AICE2012_2
Última edição do Congresso de Cidades Ecucadoras, na cidade de Changwon, Coréia do Sul, 2012

Os governos locais e os diversos atores e entidades sociais nas cidades enfrentam o grande desafio de trabalhar para a inclusão a partir de uma perspectiva integral, que permite abordar as oportunidades sociais e econômicas, assim como as desigualdades existentes e os possíveis caminhos de transformação.

“Essas agendas internacionais, com a participação de representantes de diferentes culturas, diferentes setores e especialidades, sinalizam o avanço no entendimento de que a educação não é uma questão apenas local, exclusiva das escolas e de seus profissionais, mas o vetor principal do desenvolvimento de toda a sociedade – das comunidades aos grandes projetos como nação. Participar destes encontros é uma grande oportunidade de ampliar e aprofundar a reflexão e as construções neste sentido”, observa Natacha Costa, diretora da Cidade Escola Aprendiz.

Confira a programação completa do evento:

XIII Congresso Internacional de Cidades Educadoras, Barcelona (Espanha) – http://iaec2014.bcn.cat/es

E assista o vídeo produzido pela AICE para explicar o seu conceito de cidade educadora:
Cidades Educadoras

 

 

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.