18 de junho de 2014

Cidade Escola Aprendiz fará apresentação sobre territórios educativos em colóquio internacional que propõe construções de futuro para a Europa

img_coloquio_epistemologias

Nos dias 10, 11 e 12 de julho, participaremos do Colóquio Internacional Epistemologias do Sul – Aprendizagens Globais Sul-Sul, Sul-Norte e Norte-Sul, organizado pelo projeto ALICE, do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, Portugal.

Experiências de países do hemisfério Sul vão contribuir nas reflexões sobre o passado e nas construções de futuro para o velho continente europeu. Nossa diretora Helena Singer fará apresentação sobre os movimentos brasileiros pela transformação na educação, com destaque para os territórios educativos e a educação integral.

O evento visa repensar e renovar o conhecimento científico-social à luz das filosofias e experiências dos países do sul do globo, com o objetivo de desenvolver novos paradigmas teóricos e políticos de transformação social.

A iniciativa entende que a Europa e os países do norte global, em geral, passam pelo assombro do sentimento de exaustão intelectual e política que se traduz numa incapacidade de enfrentar, de maneira inovadora, os desafios da justiça social, ambiental, intergeracional, cultural e histórica que interpelam o mundo neste início de século XXI. E que, em contraste, os países do sul, com sua imensa diversidade, assumem-se hoje como um vasto campo de inovação econômica, social, cultural e política.

Entre os palestrantes das plenárias, estarão presentes estudiosos e ativistas de diversos países como Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, África do Sul, Índia, Portugal, França e Espanha. ALICE faz uma aposta na disponibilidade para o conhecimento recíproco, na compreensão intercultural e na busca por convergências políticas e ideológicas, respeitando a identidade e celebrando a diversidade.