2 de março de 2015

Cidade Escola Aprendiz, em parceria com a Editora Moderna, lança o primeiro volume da coleção “Territórios Educativos”

Publicação apresenta experiências de cidades brasileiras que promoveram a aproximação e integração de escolas com suas comunidades

A coleção “Territórios Educativos – Experiências em Diálogo com o Bairro-escola”, publicação da Associação Cidade Escola Aprendiz produzida em parceria com a Editora Moderna, traz histórias de bairros e cidades no Brasil que, nos últimos anos, vêm assumindo a educação como eixo condutor e integrador de suas políticas sociais.

Este primeiro volume da coleção apresenta uma visão geral do movimento impulsionado e conduzido pela perspectiva da educação integral e, embora tenha seu foco nas experiências práticas – trazendo relatos dos programas e ações desenvolvidos pelas cidades – registra também as referências conceituais e metodológicas de cada um deles. Assim, em seu conjunto, resgata aspectos da história da educação integral no país.

Uma história já com mais de 50 anos, com rupturas e continuidades, e que vem ganhando cada vez mais destaque com o reconhecimento de que a educação não está apenas dentro das escolas, e tampouco apenas formando indivíduos para o mercado de trabalho, mas que toda comunidade, os bairros, as cidades, têm papel fundamental no processo educativo, de contínua construção e aprendizagem para todos os aspectos da vida.

As grandes e médias cidades do Brasil vivem atualmente uma situação típica dos países em desenvolvimento, com políticas públicas que, embora ofereçam equipamentos sociais e serviços para a população escolar, sofrem com a desarticulação no planejamento, na distribuição e na gestão destes recursos, o que impede que eles sejam efetivamente aproveitados e promovam condições para o desenvolvimento humano.

Foi em busca de novas formas para promover essas condições para o desenvolvimento das múltiplas dimensões do indivíduo – física, intelectual, emocional-afetiva e social, que diversas organizações, comunidades e governos criaram nos últimos anos programas que promovem e fortalecem territórios educativos.

Esta coleção, organizada em dois volumes, traz  histórias e experiências deste trabalho.  O volume 1 apresenta casos de cidades brasileiras e o volume 2, de bairros da cidade de São Paulo.

Bairro-escola

Terminologia criada pela Associação Cidade Escola Aprendiz para a proposta que, seguindo a perspectiva da educação integral, tem por princípio a articulação e integração de diversas oportunidades educativas de um bairro ou cidade, compondo redes sociais que envolvem diferentes agentes, políticas públicas e iniciativas comunitárias. (Saiba mais)

Evento de Lançamento

O volume 1 da coleção “Territórios Educativos – Experiências em Diálogo com o Bairro-escola” será apresentado ao público no evento “Cidades Educadoras e Educação Integral – o que o Brasil pode aprender com a experiência de Barcelona?”, que acontece no dia 30 de março no Instituto Singularidades, em São Paulo.

A partir do dia 30, os dois volumes, em suas versões digitais, também estarão disponíveis para download nos sites da Associação Cidade Escola Aprendiz e da Editora Moderna:
www.cidadeescolaaprendiz.org.br/publicacoes/
www.moderna.com.br/responsabilidade-social/publicacoes/