Notícias
13 de março de 2015

Cidade Educadora e Educação Integral: o que o Brasil pode aprender com a experiência de Barcelona?

Sede da Associação Internacional de Cidades Educadoras, a cidade de Barcelona, na Espanha, há mais de vinte anos, investiga e desenvolve projetos e iniciativas públicas e não-governamentais para apoiar o desenvolvimento integral de seus habitantes.  Nessa perspectiva, especialistas brasileiros que acompanham e estudam a experiência catalã participarão, no dia 30/3, de roda de conversa sobre o tema, em evento aberto ao público.

Organizada pela Associação Cidade Escola Aprendiz e pelo Centro de Referências em Educação Integral, com o apoio do Instituto Singularidades e do Portal Aprendiz , a iniciativa tem como objetivo identificar e discutir as aprendizagens de Barcelona à luz do contexto brasileiro. “A ideia é que esse bate-papo inicial possa estimular novas ações e articulações que promovam cidades mais educadoras”, explica Natacha Costa, diretora do Aprendiz.

Além de Natacha, participarão do evento Pilar Lacerda, diretora da Fundação SM, Bianca Ramos, do MAIS, Og Doria, da Consultoria Cara de Brasil, especializada em gestão de políticas públicas em educação, Ana Maria Wilheim, também da Cara de Brasil, pesquisadora de educação e uma das referências no debate de cidades educadoras no Brasil, e Beatriz Goulart, arquiteta e urbanista, especialista em territórios educativos.

A atividade é resultado de uma expedição educativa realizada por parte das organizações do Centro de Referências em Educação Integral para conhecer a proposta de “Plano Educativo Local” de Ciutat Vella, distrito que compreende a região central de Barcelona e reúne vasto número de habitantes imigrantes de diferentes países do globo. “A experiência nos mostrou como é possível fazer da diversidade local uma oportunidade para aprendizagem das crianças e jovens, tendo o poder público como norteador de arranjos educativos locais capazes de sustentar o desenvolvimento integral de sua população”, coloca Natacha.

Na ocasião, será realizado o lançamento do primeiro volume da Coleção Territórios Educativos, publicada pela Cidade Escola Aprendiz em parceria com a Editora Moderna.

Serviço:

O que? Roda de conversa: “Cidades Educadoras e Educação Integral – o que o Brasil pode aprender com a experiência de Barcelona?”

Quando? 30/3, segunda-feira, das 14 às 17h30.

Onde? Instituto Singularidades, localizado na Rua Deputado Lacerda Franco, 88, em Pinheiros, São Paulo, SP.

O evento é gratuito e oferece 140 lugares.
As inscrições podem ser feitas online até o preenchimento total das vagas.

ATENÇÃO: INSCRIÇÕES ENCERRADAS EM 19/03.


As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.