29 de setembro de 2014

17 anos de Cidade Escola Aprendiz: educação e cidade, encontros e reencontros

Evento em celebração ao aniversário reuniu interessados nas reflexões sobre a educação no século XXI e os caminhos de construção de uma cidade educadora

No encontro em comemoração ao seu aniversário de 17 anos, realizado na noite do último dia 24 de setembro, a Associação Cidade Escola Aprendiz promoveu a mesa-redonda “Diálogos sobre Educação Integral: criar, aprender, pensar e transformar a cidade”, reunindo representantes de diferentes iniciativas para instigar reflexões sobre a educação que transcende as salas de aula e a construção de cidades mais inclusivas, mais democráticas, cidades educadoras.

André Gravatá – co-criador do projeto Educ-ação e um dos autores do livro “Volta ao mundo em 13 escolas” -, Rodrigo Bandeira – idealizador da plataforma digital Cidade Democrática -, e Eliane Manfré – membro da comissão de mobilização do Movimento Cine Belas Artes-, foram recebidos no Centro Cultural Rio Verde, na Vila Madalena (zona oeste de São Paulo), e compartilharam suas experiências com parceiros, colaboradores e amigos da organização.

“Aniversários são momentos em que revisitamos nossa história. É sempre emocionante comemorar mais um ano de um trabalho que segue se fortalecendo em rede e com o qual a gente aprendeu tanto”, colocou Natacha Costa, diretora da Cidade Escola Aprendiz, referindo-se a um dos principais objetivos da entidade: promover uma educação que desenvolva não apenas os aspectos cognitivo e intelectual do indivíduo, “mas também a sua formação como sujeito social, que se relaciona e precisa aprender a conviver, cooperar e trabalhar em conjunto, lidar com suas emoções”.

A Cidade é uma Escola

Na abertura do evento, foi apresentada a mais recente das publicações da organização – o quinto volume da Coleção Tecnologias do Bairro-escola: “Articulação Escola-comunidade”, que traz quatro de suas tecnologias sociais que foram reconhecidas pelo MEC (Ministério da Educação) como importantes para escolas que desenvolvem projetos de educação integral. Os cinco volumes foram publicados com o apoio da Editora Moderna.

Antes de abrir a mesa-redonda com os convidados, a gestora de comunicação Roberta Tasselli contou sobre a campanha “A Cidade é uma Escola”, que marca o posicionamento do site de notícias Portal Aprendiz, um dos pioneiros no Brasil a trazer a educação como foco editorial. Agora direcionado para a “Educação na Cidade”, o portal organiza-se em quatro editorias: Criar, Aprender, Pensar e Transformar (a cidade) – as quais inspiraram o tema do debate da noite. Roberta ressaltou que, na perspectiva de uma educação que preza pelo desenvolvimento integral do indivíduo, a escola é fundamental – mas não a única responsável pelo processo de aprendizagem. “Ela precisa contar com o potencial educativo presente no entorno, no bairro e na cidade em que está inserida.”

Diálogos

André Gravatá foi quem iniciou a roda de conversa, relatando experiências da viagem que realizou por nove países para conhecer escolas com propostas pedagógicas alternativas e inspiradoras – pesquisa que resultou no livro “Volta ao mundo em 13 escolas”. Contou também sobre a Virada Educação, iniciativa que promoveu o uso de espaços públicos do centro de São Paulo e aproximou estudantes, escolas e diversas organizações de toda a cidade.

Rodrigo Bandeira, idealizador da plataforma Cidade Democrática – que vem mapeando iniciativas civis que trabalham com participação social no Brasil -, deu sequência falando do papel da tecnologia na construção de cidades democráticas e educadoras. “A internet mudou a forma como a gente faz as atividades cotidianas, desde comprar comida até o consumo de livros e filmes. Mudou também a forma como a gente faz política. Existe uma sede muito grande, em toda a sociedade brasileira, de que possamos participar mais das decisões públicas”.

Rodrigo Bandeira, da plataforma Cidade Democrática

Eliane Manfré trouxe sua experiência com a mobilização social que conquistou a reabertura do Cine Belas Artes,  tradicional cinema de rua de São Paulo, relatando como a força do engajamento popular e as articulações para integração intersetorial possibilitaram a vitória cidadã contra a especulação imobiliária.

Educador Inventor

Encerrando o evento, foi realizada a entrega do Prêmio Educador Inventor 2014, criado pela organização. “Nessa caminhada de 17 anos, encontramos muitas pessoas e iniciativas fazendo coisas boas e transformando o mundo. Todo ano escolhemos alguém para homenagear e simbolizar os movimentos que a gente conhece e admira”, declarou Natacha Costa, citando premiados de anos anteriores como o educador e coreógrafo Ivaldo Bertazzo; o poeta Sérgio Vaz, fundador da Cooperifa; o educador Braz Nogueira, da Escola Municipal Campos Salles (Heliópolis); e Tia Dag, fundadora da Casa do Zezinho.

Este ano, os homenageados foram Claudio Sassaki, um dos criadores da Geekie, que desenvolve tecnologias educacionais que contribuem para processos de ensino-aprendizagem mais adaptados ao perfil de cada estudante, e André Palhano, idealizador da Virada Sustentável, evento que há quatro anos reúne milhares de pessoas e organizações para trocar experiências e estudar caminhos para melhorar o cotidiano das cidades, tendo a sustentabilidade como um conceito que abrange cidadania, redução da desigualdade, direitos humanos, respeito à diversidade.

Claudio Sassaki, da plataforma Geekie

Ao se despedir dos convidados, Natacha fez um convite aos presentes: “Espero que possamos continuar aprendendo juntos, porque, afinal, é para isso que a gente vive.”

Confira mais fotos do encontro.

Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.